vasco pix bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A artista americana, Beyoncé, revelou que sofre de uma condição chamada psoríase capilar. Em entrevista para a revista Essence, publicada no último domingo (18), a cantora contou que tem a doença desde criança.
"Tenho muitas lembranças lindas ligadas ao meu cabelo […] Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no meu couro cabeludo para tratar minha psoríase - esses momentos foram sagrados para mim", disse ela.
PublicidadeO que é psoríase?
A psoríase é uma doença crônica que atinge tanto a pele quanto o couro cabeludovasco pix betregiões como atrás das orelhas, nuca, topo da testa ou na cabeça inteira. De acordo com o médico Dr. Danilo S. Talarico, professor do Instituto Lapidare, trata-se de uma condição inflamatória e imunomediada, que pode estar associada à predisposição genética.
"A psoríase é uma doença relativamente comum, que geralmente se apresenta com placas vermelhas e descamativas com escamas prateadas, acompanhadas de coceira", acrescenta ele. O couro cabeludo é um dos locais mais comuns da psoríase, afetando metade de todos os que sofrem da doença.
Como identificar?
Em indivíduos predispostos, a psoríase pode se manifestar por hábitos de vida. Entre eles, estresse emocional, obesidade, tabagismo e etilismo, além de diabetes, pressão alta e alterações do colesterol. Para identificar os sintomas, o médico explica que as placas costumam ser maiores e mais "grossas", deixando o couro cabeludo com aspecto esbranquiçado.
"Mas, no início do quadro, elas podem se apresentar de forma semelhante à caspa. Um outro diferencial é que, na psoríase, as placas não respeitam a delimitação dos cabelos, podendo atingir a pele, especialmente na nuca. Essas placas costumam coçar bastante, a ponto de apresentar um leve sangramento, chamado de orvalho sangrante, o que gera dor, queimação e ardência", explica o Dr. Danilo.
Publicidade