Cerca de 66% dos brasileiros dormem mal, mas alguns óleos essenciais, como lavanda, camomila, laranja e bergamota ajudam a acalmar, relaxar e diminuem a ansiedade, favorecendo o sono
aposta e ganha de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Uma pesquisa publicadaaposta e ganha2022 pela revista Sleep Epidemiology - publicação científica sobre o estudo e medicina do sono - mostrou que cerca de 66% dos brasileiros dorme mal. A dificuldade para dormir ou mesmo a insônia foi mais prevalenteaposta e ganhamulheres jovens, que tem um parceiro dormindoaposta e ganhaoutra cama ou outro quarto (talvez, incomodados com algo que também interfereaposta e ganhaseu sono) e que usam smartphone.
"Sabemos que a privação do sono afeta o humor, o controle do peso corporal, a memória e o desempenho intelectual", alerta a aromaterapeuta, Maria Aparecida das Neves. "Além disto, aumenta o risco de depressão, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, entre outros problemas".
Publicidadeaposta e ganha
Favorecendo o sono com aromaterapiaA especialista recomenda que todas as pessoas com dificuldade de dormir - e já com prejuízos na saúde e na funcionalidade - procurem um médico especialistaaposta e ganhasono. Porém, lembra que a aromaterapia pode favorecer o sono devido à ação terapêutica de alguns óleos essenciais. "É uma solução 100% natural que pode beneficiar, inclusive, as crianças".
A seguir, Aparecida lista os óleos essenciais mais recomendados para o sono.
- Lavanda - Acalma a mente e as emoções, estimulando o relaxamento profundo. Por isto, tem a capacidade de colaborar para uma boa noite de sono. As propriedades calmantes e ansiolíticas da lavanda se devem especialmente a dois compostos químicos: o linalol, que tem propriedades sedativas, e o acetato de linalol, que ajuda a relaxar e a ter um sono reparador.
- Bergamota - É outro óleo essencial cítrico que acalma e equilibra as emoções. Por suas características sedativas e relaxantes, é outra boa pedida para quem precisa de uma ajuda para adormecer.
- Manjericão - Este óleo é bastante indicado para combater a insônia, especialmente quando é causada pelos pensamentos preocupantes que surgem na hora de dormir.
- Camomila romana - A camomila é amplamente conhecida por suas propriedades calmantes e é usada na aromaterapia para combater a ansiedade e acalmar. Também é um excelente auxílio para noites de insônia.
- Laranja - O aroma doce e refrescante da laranja melhora o humor e alivia a ansiedade. Por estas características, é outro óleo essencial poderoso para colaborar com o sono.
Como usar a aromaterapia?
Todos esses óleos essenciais podem ser utilizadosaposta e ganhainalação direta por meio de um difusor, numa massagem relaxante quando misturados a um óleo ou creme carreador,aposta e ganhabanhos aromáticos ou num spray ambiental", explica a aromaterapeuta.
"O linalol e o acetato de linalila são dois componentes químicos amplamente encontrados nos óleos essenciais de lavanda, bergamota e manjericão. Quando combinados, podem potencializar diversos benefícios para o bem-estar físico e emocional. Destaco, especialmente, a redução do quadro de estresse", sinaliza Maria Aparecida. "As substâncias promovem, ainda, uma sensação de calma e relaxamento e regulam os ciclos do sono, entre muitos outros benefícios".
Publicidade