api bwin de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Um estudo publicado no jornal científico Neurology aponta uma relação entre o gene que define o tipo sanguíneo de um indivíduo e a ocorrência de um AVC isquêmico antes dos 60 anos de idade. Um Acidente Vascular Isquêmico é causado pelo bloqueio da corrente sanguínea, que impede o sangue de chegar ao cérebro.
Os pesquisadores reuniram dados de 48 estudos genéticos, que incluíram 17 mil pessoas vítimas de derrame isquêmico e quase 600 mil do grupo controle - isto é, que não sofreram AVC. Todos os participantes tinham entre 18 e 59 anos de idade.
PublicidadeA análise descobriu uma prevalência do grupo sanguíneo do tipo A entre as pessoas que tiveram um derrame precoce (em comparação com pessoas que tiveram AVC quando idosas ou nunca o tiveram). O risco de ter AVCapi bwinqualquer idade foi maior nas pessoas com sangue tipo B,api bwincomparação com o grupo de controle.
Mais especificamente, os pesquisadores verificaram que aqueles que tinham sangue tipo A apresentaram um risco 16% maior de ter um derrame precoce do que pessoas com outros tipos sanguíneos; para os de tipo O, o risco era 12% menor.
O que é o AVC isquêmico
Esse é o tipo mais comum de acidente vascular cerebral, responsável por 85% dos casos. Geralmente é causado por hipertensão arterial, diabetes, aterosclerose, obesidade ou estilo de vida desregrado, o que tanto um adulto acima de 65 anos, como também um jovem pode apresentar.
No entanto, a ocorrência de AVC não é comumapi bwinpacientes jovens, como aponta o Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein. "Nos pacientes jovens, esses episódios ocorrem, na grande maioria, nas mulheres. Principalmente naquelas que são tabagistas, obesas ou que fazem uso de anticoncepcional", esclarece o médico.
Publicidade