cbet full form medical-Cuidar da microbiota pode ajudar a combater a fragilidade na terceira idade; veja como

cbet full form medical

Estudo destaca fibras especiais, responsáveis pelo equilíbrio das bactérias no intestino, como aliadas contra distúrbios de mobilidade e desnutrição entre idosos
27 dez 2024 - 20h10

cbet full form medical de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Há algumas décadas na mira da ciência, a microbiota intestinal coleciona evidências decbet full form medicalrelação com a imunidade, o bem-estar emocional e até contra a obesidade. Agora, um estudo publicado na revista científica The Journal of Clinical Investigation aponta mais um possível benefício: contribuir para a qualidade de vida dos idosos.

Cientistas chineses realizaram uma análise observacional de 1.693 pessoas idosas, que foram separadascbet full form medicaltrês grupos, conforme a presença ou não de fragilidade (não frágil, pré-frágil e frágil). Para a classificação consideraram características como a perda de peso, o declínio físico, a lentificação na caminhada, a diminuição da força de preensão palmar e maior exaustão. Na segunda etapa do estudo, foram avaliados aspectos biológicos e metabólicos entre as turmas, inclusive com investigações sobre a microbiota.

Publicidade

Já o terceiro estágio, consistiucbet full form medicalum ensaio clínico randomizado, duplo-cego. Nessa etapa, uma parte dos participantes consumiu, durante 12 semanas, um preparado de fibras especiais com ação prebiótica, ou seja, que contribuem para a proliferação e a atividade de bactérias benéficas. A outra recebeu placebo para controle e comparação ao final do estudo.

cbet full form medical

Ecossistemacbet full form medicalequilíbrio

Diversos trabalhos mostram danos atrelados à disbiose, que é o desequilíbrio nas populações de bactérias, com maior concentração de bactérias patogênicascbet full form medicalcomparação com as "do bem". Nesse cenário, a permeabilidade do intestino acaba prejudicada, permitindo que micro-organismos nocivos viajem pela circulação, o que pode desencadear inflamações, entre outros distúrbios.

Apostarcbet full form medicalum cardápio recheado de frutas, hortaliças, grãos integrais e leguminosas é uma das estratégias para manter tudocbet full form medicalharmonia. Tais alimentos oferecem as chamadas fibras prebióticas. "Dentro desse grupo, há os fruto-oligossacarídeos (FOS), presentes na cebola, na batata yacon, no aspargo, no tomate, entre outros", explica a nutricionista do Einstein.

Destacam-se ainda os galactos-oligossacarídeos (GOS), presentes no leite, inclusive o materno. Outro exemplo é a inulina, da alcachofra e da chicória. "Também existem estudos mostrando que substâncias chamadas de flavonoides, vindas do cacau, podem ter efeitos prebióticos", acrescenta Gabriela Mieko.

Publicidade

Por fim, soma-se à lista o psyllium. "É uma fibra natural extraída das sementes de uma planta, a Plantago ovata, e tem sido muito utilizadacbet full form medicalestudos", conta. Requer a orientação profissional para o consumo, já que o exagero pode causar desconfortos abdominais, como gases e constipação.

Outros grandes aliados da microbiota são os probióticos. Pela definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), probióticos são "micro-organismos vivos que, quando administradoscbet full form medicalquantidades adequadas, conferem benefício à saúde do indivíduo".

Eles aparecemcbet full form medicalalimentos fermentados, como iogurtes especiais, no kefir, na kombucha, entre outros. Um cuidado é o de se atentar às informações dos rótulos e privilegiar produtos com menores teores de açúcar, aditivos e com a lista de ingredientes enxuta.

Zelar por esse ecossistema garante a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs) - butirato, acetato e propionato -, o que propicia um melhor aproveitamento de sais minerais e outros nutrientes. Essas substâncias ajudam a reduzir o risco de deficiências e também teriam ação anti-inflamatória, segundo alguns estudos.

Publicidade

Independentemente da idade, não faltam bons motivos para redobrar os cuidados e manter a microbiota intestinal sempre saudável.


Fontes de referência

  1. sportingbet app
  2. f12bet pênalti
  3. rode a roleta

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se