bet pix 365 é confiável de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A hérnia e a hidrocele são condições diferentes que podem acometer crianças, principalmente recém-nascidas e lactentes. No entanto, seus sintomas muitas vezes semelhantes podem dificultar a identificação do quadro. Por isso, preparamos um guia para você saber diferenciar cada uma delas.
Hérnia
A hérnia ocorre quando uma porção do intestino ou outro tecido fica elevadabet pix 365 é confiávelrazão de uma fraqueza na parede abdominal ou, principalmente nas crianças, por persistência do conduto inguinal (também chamado de peritônio-vaginal). Ela é mais comum na região da virilha e mais frequentebet pix 365 é confiávelmeninos.
Inguinal: onde o intestino ou tecido gorduroso abdominal se sobressai através do canal inguinal, que é uma abertura na parede abdominal próxima à virilha. Esse tipo de hérnia é visível geralmente como uma protuberância na virilha ou no escroto.
Umbilical: Nesse tipo de hérnia, ocorre um deslocamento do tecido através da região umbilical, resultandobet pix 365 é confiáveluma saliência no umbigo do bebê.
O tratamento para a hérniabet pix 365 é confiávelcrianças é cirúrgico e envolve a reparação da fraqueza na parede abdominal. A cirurgia é geralmente segura e eficaz, com baixa taxa de complicações.
Hidrocele
Hidrocele, porbet pix 365 é confiávelvez, é o acúmulo de líquido dentro do escroto que pode ocorrer devido à presença de um canal de comunicação entre o abdômen e o escroto, que normalmente se fecha após o nascimento.
Geralmente essa condição é indolor e se resolve espontaneamentebet pix 365 é confiávelalguns meses. Quando a hidrocele persiste ou causa desconforto significativo, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para drenar o líquido e fechar o canal de comunicação.
Publicidade
Um urologista pediátrico deve ser consultado para um diagnóstico adequado e a definição de um tratamento individualizado para cada criança.
Como diferenciar a hérnia da hidrocele?
É possível diferenciar um quadro de hérnia de um de hidrocele clinicamente, afirma o médico urologista Dr. Ubirajara Barroso Jr., chefe da Disciplina de Urologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
"A hidrocele geralmente é mais tensa, menos variável com relação ao volume escrotal e transilumina, quando fazemos um exame com uma lanterna num ambiente escuro. Já a hérnia tem o volume de tamanho variável ao longo do tempo, podendobet pix 365 é confiávelmuitos casos ser reduzida/empurrada para dentro do abdômen. Não há transiluminação nos casos de hérnia. Caso haja alguma dúvida no exame clínico, a ultrassonografia escrotal e inguinal pode dirimi-la", explica o médico.
Além disso, o especialista explica que a definição do quadro depende dos elementos contidos dentro do conduto peritônio-vaginal do bebê, que permanece aberto durante a formaçãobet pix 365 é confiávelalguns casos. Isto é, água, gordura ou alça intestinal. "Quando a água está presente, chama-se hidrocele, quando há algum conteúdo sólido, dizemos hérnia", afirma.
Como prevenir e tratar as condições
Segundo o urologista, não é possível prevenir a hérnia ou a hidrocele. No entanto, essas condições são mais frequentesbet pix 365 é confiávelprematuros. Portanto, com a possibilidade de evitar a prematuridade, a incidência de hérnia e hidrocele cairão.
Publicidade
Já o tratamento é diferentebet pix 365 é confiávelcada caso. "Na hidrocele, por haver uma chance de cerca de 70% de resolução espontânea até os dois anos de idade, geralmente devemos esperar até essa data para indicar a cirurgia, que tem indicação na persistência do problema", diz o médico.
No caso da hérnia, pode haver risco da alça intestinal encarcerar no canal inguinal, causar dor e isquemia e até haver necrose do intestino. "Essa condição indesejada é chamada de hérnia estrangulada. Por essas razões a hérnia inguinal deve receber tratamento pouco tempo após o diagnóstico", alerta.
Apesar de nomes distintos, o tratamento da hérnia e da hidrocele é bastante similar. Isso porque, na cirurgia, por meio de uma pequena incisão inguinal (virilha) isolamos o conduto peritônio-vaginal aberto, o abrimos retirando o líquido nos casos da hidrocele, e reposicionamos a gordura ou a alça intestinal para dentro do abdômen nos casos de hérnia.
"A cirurgia é realizadabet pix 365 é confiávelregime de hospital dia, os pontos são absorvíveis e não precisam ser retirados. Além disso, a recuperação pós-operatória é bastante rápida", finaliza o especialista.