pt loterias de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Frequentemente confundido com o sobrepeso ou a obesidade, o lipedema é uma condição que se caracteriza pela alteração do metabolismo das células de gordura, levando ao acúmulo anormal de gordura nas pernas, coxas e, às vezes, nos braços. O problema afeta principalmente as mulheres.
Sintomas e diagnóstico
Segundo a Dra. Camila Helena, cirurgiã vascular e angiologista da Venous, os primeiros sinais do lipedema frequentemente incluem:
Publicidade- Inchaço persistente;
- Sensibilidade ao toque;
- Pernas pesadas;
- Dor;
- Fragilidade capilar com formação de hematomas frequentes.
"O diagnóstico é geralmente clínico, feito com base na avaliação dos sintomas e do histórico médico do paciente, como a distribuição característica de gordura nas pernas e/ou braços, sensibilidade ao toque, inchaço e outros sinais clínicos. Além disso, exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética, podem ser usados para descartar outras condições semelhantes", explica.
Tratamento do lipedema
Conforme a cirurgiã vascular, o tratamento do lipedema tem como objetivo aliviar os sintomas, uma vez que a condição não possui cura definitiva. Sendo assim, as opções de tratamento incluem:
- Mudança de hábitos de vida com dieta anti-inflamatória e atividade física;
- Melhora da circulação linfática, com drenagem linfática e uso de dispositivos de compressão;
- Uso de medicação, com prescrição de medicamentos para reduzir o inchaço e a dor;
- Procedimento cirúrgico, como a lipoaspiração tumescente, que pode reduzir o acúmulo de gordura, aliviando os sintomas.
"É essencial consultar um médico especializado para determinar o plano de tratamento mais adequado, já que as opções podem variar de acordo com a gravidade e as necessidades individuais do paciente", destaca a médica.
Cirurgia para correção do lipedema
A cirurgia para o tratamento do lipedema é conhecida como lipoaspiração tumescente. De acordo com a Dra. Camila, ela é indicadapt loteriascasos onde as terapias conservadoras e outras opções de tratamento não proporcionam alívio suficiente dos sintomas.
Publicidade