como apostar em lutas de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Estamos no Junho Roxo, mês que destaca a conscientização do lipedema. A condição crônica se caracteriza pelo acúmulo anormal de gordura subcutânea, principalmente no quadril e membros inferiores e, às vezes, nos braços. Por isso, muitas vezes é confundido com sobrepeso e inchaço.
Segundo Cristienne Souza, cirurgiã vascular e angiologista da Venous, os pacientes também podem compreender o lipedema como quadros de obesidade, linfedema e lipodistrofia ginóide.
PublicidadeConforme a médica, o lipedema afeta predominantemente mulheres. Um estudo nacional publicadocomo apostar em lutas2022 estimou uma prevalência de 12,3% na população brasileira feminina, cerca de 8,8 milhões de mulheres entre 18 e 69 anos, indica a especialista.
"O lipedema pode começar na puberdade, durante a gravidez, ou na menopausa. Acredita-se que os hormônios femininos desempenhem um papel crucial no desenvolvimento do lipedema, porém a fisiopatologia ainda é pouco conhecida", explica Cristienne.
Sinais que geralmente determinam lipedema
A cirurgiã vascular aponta os sintomas que costumam diferenciar o lipedema de outras condições. São eles:
- Acúmulo simétrico de gordura no quadril, nas pernas e coxas, e ocasionalmente nos braços, poupando os pés e mãos.
- Desproporção entre extremidades e o tronco.
- Dificuldadecomo apostar em lutasperder volume dos membros afetados apesar da perda de peso
- Presença de nódulos fibrosos subcutâneos
- Sensibilidade e dor ao toque nas áreas afetadas.
- Propensão a hematomas ou equimoses espontâneas ou por trauma mínimo nas áreas de acúmulo de gordura.
"Esses sinais ajudam a diferenciar o lipedema de outras condições, como a obesidade, que não apresenta dor característica, e o linfedema, que inclui edema nos pés e mãos e não é simétrico", diz a profissional.
Publicidade