O Ministério da Saúde distribuiu 183,9 mil litros de um produto de combate a dengue para cidades no Brasil. O produto, chamado fumacê, é aplicado usando equipamentos costais motorizados ou veículos pesados e atinge somente mosquitoscbet imagemvoo por aproximadamente 30 minutos.
cbet imagem de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Você provavelmente já deve ter visto passando pelas ruas um carro despejando uma quantidade considerável de fumaça pelas portas das casas. O “carro do fumacê”, como é conhecido o aliado no combate à dengue, já até virou meme nas redes sociais.
#MinhaInfanciaEraBoaPq coisas bobas como correr atrás do carro da dengue por causa da fumaça era divertido pic.twitter.com/dgWf2fODgJ
— victor spacek soprano (@myownprivateswt) May 7, 2019
o mosquito da dengue depois do carro do veneno passar na minha rua pic.twitter.com/MT62OmDYmY
— rinaldi do tiktok (@_r1naldi) March 27, 2024
Até o momento, foram distribuídos pelo Ministério da Saúde 183,9 mil litros aos estados para aplicação do produto nas cidades. A pasta reuniu uma série de dúvidas sobre o inseticida dissipado para matar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Publicidade“Quando usamos o fumacê, quer dizer que a estratégia de prevenção não foi suficiente porque a gente está combatendo o mosquito adulto. Temos de focar no uso de larvicidas para não deixar o mosquito nascer. É importante que o município faça isso com o apoio dos agentes de combate a endemias entrando na casa das pessoas, fazendo uma ação focalizada”, orienta a secretária de Vigilânciacbet imagemSaúde e Ambiente, Ethel Maciel.
Do que é composto o fumacê contra a dengue?
O produto para aplicação espacial a ultra baixo volume (UBV), popularmente chamado fumacê, é um inseticida com combinação de duas moléculas (Praletrina + Imidacloprida) e solventes. Por ser uma técnica de aplicação a UBV a frio, não há a formação de nuvem de fumaça por não haver a queima de óleo mineral no momento da aplicação.
Como o produto age para abater o mosquito?
O modo de ação do produto causa uma excitação no sistema nervoso dos mosquitos após o contato do inseticida e, posteriormente, a morte deles.
O produto faz mal à saúde humana?
Todos os inseticidas adquiridos pelo Ministério da Saúde (adulticidas e larvicidas) são indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e têm por base normas técnicas e operacionais oriundas de um grupo de especialistascbet imagempraguicidas que preconiza os princípios ativos desses produtos e recomenda as doses para os vários tipos de tratamento disponíveis.
Publicidade