site da blaze oficial-Governo treina profissionais de 20 cidades contra hanseníase

23 out 2017 - 14h49
(atualizado às 14h53)

site da blaze oficial de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Ministério da Saúde inicia hoje (23) projeto para reduzir a hanseníase no País, com o treinamento de profissionais de saúde da atenção básica. Serão beneficiados 20 municípios no Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí e Tocantins.

Brasil é o único país do mundo que não alcançou meta da ONU para a hanseníasesite da blaze oficial2015
Brasil é o único país do mundo que não alcançou meta da ONU para a hanseníasesite da blaze oficial2015
Foto: Agência Brasil

As localidades foram escolhidas por apresentar o maior número de casos novos de hanseníase diagnosticadossite da blaze oficialmenores de 15 anos.

Publicidade

O projeto Abordagens Inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre da Hanseníase é uma parceria do Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com apoio da Fundação Nippon, do Japão, e terá duração de três anos, até 2019.

O objetivo é diminuir a carga de hanseníase nas cidades selecionadas com a ampliação do trabalho de descoberta de casos novos e a educação permanente para os profissionais da Atenção Primária à Saúde.

Além disso, o ministério quer fortalecer os centros de referência, reduzir a proporção de casos novos com grau 2 de incapacidade física (como garrassite da blaze oficialmãos e/ou pés e atrofia muscular) - por meio do diagnóstico precoce e ações de prevenção de incapacidades - e enfrentar o estigma e discriminação contra as pessoas acometidas pela doença.

A lista é a seguinte: São Luís (MA), 1º no ranking de números de casos novos de hanseníasesite da blaze oficialcriançassite da blaze oficialrelação ao restante do País; Recife (PE), 2º; Olinda (PE), 3º; Marabá (PA), 5º; Teresina (PI), 8º; Cuiabá (MT), 11º; Jaboatão dos Guararapes (PE), 12º; Palmas (TO), 17º; Belém (PA), 23º; São José do Ribamar (MA), 29º; Araguaína (TO), 31º; Cabo de Santo Agostinho (PE), 54º; Paço do Lumiar (MA),61º; Gurupi (TO), 66º; Porto Nacional (TO), 85º; Paulista (PE), 105º; Floriano (PI), 189º; Parnaíba (PI), 300º; Alcântara (MA), 435º; Raposa (MA), 1.698º no ranking.

Publicidade

Modelo

O modelo adotado no projeto foi inspiradosite da blaze oficialexperiência desenvolvida desde 2016 na capital do Tocantins, chamada "Palmas livre de hanseníase", que também conta com a colaboração da Opas.

O município é considerado uma região endêmica. O projeto tem treinado profissionais da atenção básica do município para torná-los aptos a diagnosticar e tratar pacientes com a doença.

De acordo com a Opas, embora a hanseníase esteja presentesite da blaze oficial24 dos 35 Países das Américas, todos eliminaram a doença como problema de saúde pública (menos de um caso para cada 10 mil habitantes), exceto o Brasil.

Nas Américas, o número de casos novos diminuiu 35,8%site da blaze oficialuma década - de 52.662site da blaze oficial2004 para 33.789site da blaze oficial2014. No entanto, nos últimos cinco anos, foram detectados novos casos da doençasite da blaze oficial24 Países, dos quais 94% foram localizadossite da blaze oficialterritório brasileiro.

Publicidade

O Ministério da Saúde informou que, na última década, o Brasil apresentou uma redução de 37,1% no número de casos novos, passando de 40,1 mil diagnosticados no ano de 2007, para 25,2 milsite da blaze oficial2016. Tal redução corresponde à queda de 42,3% da taxa de detecção geral do País (de 21,19/100 mil habitantessite da blaze oficial2007 para 12,23/100 mil habitantessite da blaze oficial2016).

Do total de casos novos registrados, 1,6 mil (6,72%) foram diagnosticadossite da blaze oficialmenores de 15 anos, sinalizando focos de infecção ativos e transmissão recente, e 7,2 mil iniciaram tratamento com alguma incapacidade, sendo 1,7 mil com grau 2 de incapacidade física.

Ações

O projeto será conduzido por um núcleo de 27 equipes de especialistas nas áreas de Clínica Geral, Prevenção de Incapacidades e Mobilização Social, além de três coordenadores, um para cada área: o Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) para clínica, tratamento e manejo de reações da doença; a Coordenação-Geral de Hanseníase e Doençassite da blaze oficialEliminação (CGHDE) para a prevenção de incapacidades; a CGHDE e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

Estratégia

Publicidade

Na última quinta-feira (19), a Opas apresentou,site da blaze oficialPalmas (TO), a Estratégia Global para Hanseníase 2016-2020, durante a 1ª Conferência Livre de Vigilânciasite da blaze oficialSaúde com foco no combate à hanseníase, no fortalecimento de parcerias.

A hanseníase é doença crônica infecciosa que afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, a mucosa do trato respiratório superior e os olhos. Pode causar incapacidades e deformidades físicas. A transmissão da bactéria Mycobacterium leprae se dá por meio das vias aéreas superiores.

A enfermidade tem cura e o tratamentosite da blaze oficialestágio inicial evita deficiências.

Veja também:

Você pode ter demência aos 40 anos se for mulher
Video Player
Agência Brasil

Fontes de referência

  1. mr.jack bet app
  2. como apostar em speedway
  3. apostas esportivas belogol

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se