grupos da copa do mundo 2024 tabela de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O remédio genérico está disponível nas farmácias brasileiras há 24 anos, competindo diretamente com os produtos de referência - mas com um menor valor. Graças a isso, ampliou o acesso a tratamentos de saúde para a população, principalmente as de baixa renda. Ele é resultado Lei 9.787/1999, que permitiu o registro e comercialização, por qualquer laboratório farmacêutico, de medicamentos com patentes que já expiraram. Mas será que ele é tão eficaz quanto o remédio "original"?
"O genérico aumentou a competitividade do mercado farmacêutico. Isso resultougrupos da copa do mundo 2024 tabelamelhores ofertas para os consumidores e facilitou o acesso e a adesão da população ao tratamento de diversas doenças", explica o farmacêutico e gerente de inovação e pesquisa clínica da Prati-Donaduzzi, Liberato Brum Junior.
Publicidade"O valor do medicamento genérico é no mínimo 35% menorgrupos da copa do mundo 2024 tabelacomparação com o medicamento de referência. O que garante a continuidade do tratamento de saúde e, consequentemente, melhora a qualidade de vida, aliviando sintomas e curando doenças", complementa Liberato. No entanto, mesmo assim, muitas pessoas ainda resistem ao genérico e optam por pagar mais caro pelo produto de referência.
Qual a diferença entre o remédio genérico e o de referência?
Liberato explica que, de forma geral, o medicamento de referência é aquele que traz inovação e é o primeiro a ser comercializado no país. Claro, após a certificação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso requer um trabalho de pesquisa que garante a segurança e a qualidade, e comprovação científica junto ao órgão regulador por meio de ensaios clínicos.
Em seguida, vem o genérico, que contém os mesmos princípios ativos, mesma dose e forma farmacêutica, mesma posologia e mesma indicação terapêutica. Dessa forma, ele oferece eficácia e segurança equivalentes ao medicamento de referência, comprovados por meio de ensaios de equivalência e bioequivalência farmacêutica.
A médica de Família e Comunidade e professora da Universidade Positivo, Nathalie de Paula Damião, reforça que o medicamento genérico possui a mesma eficácia que o de referência. Ela é comprovada por laboratórios e com todas as certificações necessárias para garantir a segurança do tratamento.
Publicidade