www loterias on line-RS tem 5 casos confirmados de Mpox, sendo 3 deleswww loterias on linePorto Alegre

www loterias on line

A doença, transmitida entre animais e humanos, teve seus primeiros casos registrados no estado ainda neste ano
19 ago 2024 - 16h10
(atualizado às 16h26)

www loterias on line de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Rio Grande do Sul contabilizou, até o momento, cinco casos confirmados de Mpoxwww loterias on line2024, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta segunda-feira (19). A doença, transmitida entre animais e humanos, teve seus primeiros casos registrados no estado ainda neste ano.

Foto: Divulgação/Fiocruz / Porto Alegre 24 horas

De acordo com a SES, a maioria dos casos está concentradawww loterias on linePorto Alegre, com três registros. Outros casos foram confirmadoswww loterias on lineGravataí, na Região Metropolitana, e Passo Fundo, na Região Central do Estado. É importante destacar que todas as infecções identificadas são da cepa anterior do vírus, diferente daquela que motivou a declaração de emergência sanitária global pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre informou que dois dos casos da capital tiveram contato com o víruswww loterias on lineviagens para o Rio de Janeiro e o Canadá, respectivamente. O terceiro caso porto-alegrense envolve um residente de São Paulo que realizou o teste diagnóstico no Rio Grande do Sul.

Em Passo Fundo, o paciente infectado relatou uma viagem a São Paulo pouco antes do início dos sintomas. Após atendimento médico e isolamento, o homem já se recuperou completamente, sem apresentar complicações. A Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo ressaltou que não há outros casos suspeitos na cidade.

A Prefeitura de Gravataí, porwww loterias on linevez, confirmou um caso de Mpox notificadowww loterias on linejaneiro deste ano. O paciente recebeu acompanhamento médico e já está recuperado.

O que é a mpox?

Publicidade

Causada pelo vírus Monkeypox, a doença pode se espalhar entre pessoas e, ocasionalmente, do ambiente para pessoas, através de objetos e superfícies que foram tocados por um paciente infectado. Em regiões onde o vírus está presente entre animais selvagens, a doença também pode ser transmitida para humanos que tenham contato com os animais infectados.

Quais são os sintomas da doença?

A Mpox pode causar uma série de sinais e sintomas. Embora algumas pessoas apresentem sintomas menos graves, outras podem desenvolver quadros mais sérios e necessitar de atendimentowww loterias on lineunidades de saúde.

O sintoma mais comum da doença é a erupção na pele, semelhante a bolhas ou feridas, que pode durar de duas a quatro semanas. O quadro pode começar com ou ser seguido de febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, apatia e gânglios inchados. A erupção cutânea pode afetar o rosto, as palmas das mãos, as solas dos pés, a virilha, as regiões genitais e/ou anal.

As lesões também podem ser encontradas na boca, na garganta, no ânus, no reto, na vagina ou nos olhos. O número de feridas pode variar de uma a milhares. Algumas pessoas desenvolvem ainda inflamação no reto, que pode causar dor intensa, além de inflamação dos órgãos genitais, provocando dificuldade para urinar.

Publicidade

Como é a transmissão?

O vírus se espalha de pessoa para pessoa por meio do contato próximo com alguém infectado, incluindo falar ou respirar próximos uns dos outros, o que pode gerar gotículas ou aerossóis de curto alcance; contato pele com pele, como toque ou sexo vaginal/anal; contato boca com boca; ou contato boca e pele, como no sexo oral ou mesmo o beijo na pele. Durante o surto global de 2022/2023, a infecção se espalhou sobretudo por via sexual.

Pessoas com Mpox são consideradas infecciosas até que todas as lesões tenham formado crostas e essas crostas caiam, formando uma nova camada de pele. A doença também pode ser transmitida enquanto as lesões nos olhos e no restante do corpo (boca, garganta, olhos, vagina e ânus) não cicatrizarem, o que geralmente leva de duas a quatro semanas.

É possível que o vírus persista por algum tempowww loterias on linevestimentas, roupas de cama, toalhas, objetos, eletrônicos e superfícies que tenham sido tocadas por uma pessoa infectada. Outra pessoa que toque nesses objetos pode adquirir o vírus se tiver cortes ou escoriações ou mesmo ao tocar olhos, nariz, boca e outras membranas mucosas sem antes lavar as mãos.

A Mpox pode ser transmitida durante a gravidez, da gestante para o feto, e durante ou após o parto, através do contato pele a pele.

Não está claro se as pessoas que não apresentam sintomas podem propagar a doença.

Publicidade

O vírus também pode ser transmitido para humanos quando a pessoa entrawww loterias on linecontato com um animal infectado, incluindo algumas espécies de macacos e roedores terrestres (como esquilos). O contato, nestes casos, pode acontecer por meio de mordidas e arranhões ou durante atividades como caça e preparo do alimento. O vírus pode ser contraído ainda através da ingestão de animais infectados, caso a carne não esteja bem cozida.

Quem pode contrair Mpox?

Qualquer pessoa que tenha contato físico próximo com alguém que apresente sintomas de Mpox ou com um animal infectado corre risco de infecção. É provável que as pessoas vacinadas contra a varíola humana tenham certa proteção contra a Mpox. Entretanto, é pouco provável que jovens tenham sido vacinados contra a varíola humana, já que a distribuição das doses foi praticamente interrompidawww loterias on linetodo o mundo por ser a primeira doença humana erradicada, aindawww loterias on line1980. Mesmo vacinados contra a varíola humana, devem adotar medidas de proteção.

Recém-nascidos, crianças e pessoas com imunodepressão pré-existente correm risco de apresentar sintomas mais graves e de morte por Mpox. Profissionais de saúde também apresentam risco elevado devido à maior exposição ao vírus.

O risco de infecção por mpox não se limita a pessoas sexualmente ativas, gays, bissexuais e homens que fazem sexo com homens (HSH).

Qualquer pessoa que tenha contato próximo com alguém que apresente sintomas estáwww loterias on linerisco e qualquer pessoa com múltiplos parceiros sexuais também estáwww loterias on linerisco.

Publicidade

Mpox pode matar?

Na maioria dos casos, os sintomas da doença desaparecem sozinhoswww loterias on linepoucas semanas, mas,www loterias on linealgumas pessoas, o vírus pode provocar complicações médicas e mesmo a morte. Recém-nascidos, crianças e pessoas com imunodepressão pré-existente correm maior risco de sintomas mais graves e de morte pela infecção.

Quadros graves causados pela Mpox podem incluir lesões maiores e mais disseminadas (especialmente na boca, nos olhos ewww loterias on lineórgãos genitais), infecções bacterianas secundárias de pele ou infecções sanguíneas e pulmonares. As complicações se manifestam ainda por meio de infecção bacteriana grave causada pelas lesões de pele, encefalite, miocardite ou pneumonia, além de problemas oculares.

Pacientes com Mpox grave podem precisar de internação, cuidados intensivos e medicamentos antivirais para reduzir a gravidade das lesões e encurtar o tempo de recuperação. Dados disponíveis mostram que entre 0,1% e 10% das pessoas infectadas pelo vírus morreram, sendo que as taxas de mortalidade podem divergir por conta de fatores como acesso a cuidadoswww loterias on linesaúde e imunossupressão subjacente.

Como reduzir o risco de contrair Mpox?

Você pode reduzir o risco de infecção limitando o contato com pessoas que estão sob suspeita de Mpox ou que foram diagnosticadas com a doença:

Publicidade

Existe tratamento para mpox?

Os sintomas da doença, muitas vezes, desaparecem por conta própria, sem a necessidade de tratamento. É importante cuidar da pele que apresenta erupções, deixando-as secar ou, se possível, cobrindo-as com um curativo úmido para proteger a área.

Evite tocarwww loterias on linequalquer ferida na boca ou nos olhos. Pode-se utilizar enxaguantes bucais e colírios, desde que se evitem produtos com cortisona.

O profissional de saúde pode recomendar o uso de imunoglobulina vaccinia (VIG) para casos graves. Um antiviral desenvolvido para tratar a varíola humana, o tecovirimat, comercializado como TPOXX, também foi aprovado para o tratamento da Mpox.

Tem vacina contra a Mpox?

Anos de estudo levaram ao desenvolvimento de doses atualizadas e mais seguras para a varíola humana. Três delas (MVA-BN, LC16 e OrthopoxVac) também foram aprovadas para a prevenção da Mpox. De acordo com a OMS, apenas pessoas que estãowww loterias on linerisco (como alguém que teve contato próximo com um paciente) ou que integram algum grupo de alto risco para exposição ao vírus devem ser consideradas para a vacinação.

Publicidade

A imunizaçãowww loterias on linemassa contra a Mpox, neste momento, não é recomendada.

Para a maioria das pessoaswww loterias on linerisco, as vacinas disponíveis oferecem proteção contra a infecção e quadros graves. Depois de receber a dose, entretanto, a orientação é continuar a tomar os devidos cuidados para evitar contrair e espalhar o vírus, já que a imunidade somente se instala algumas semanas após a vacinação.

A OMS alerta que, desde que a varíola humana foi erradicada,www loterias on line1980, a maioria das doses contra a doença e que também combatem a Mpox não está amplamente disponível e não há certeza de quando haverá estoque para o público prioritário. Em alguns países, as vacinas podem estar disponíveiswww loterias on linequantidades limitadas e para uso conforme orientações nacionais.

O Ministério da Saúde do Brasil informou que negocia a aquisição emergencial de 25 mil doses de vacina contra a Mpox.

Alguns estudos demostraram que pessoas vacinadas contra a varíola humana no passado podem ter alguma proteção contra a Mpox. Elas podem precisar, entretanto, de uma dose de reforço.

Crianças e adolescentes podem contrair a doença?

Publicidade

Crianças podem pegar Mpox se tiverem contato com alguém que apresente sintomas. Elas podem ser expostas ao víruswww loterias on linecasa, por pais, cuidadores ou outros membros da família, através de contato próximo.

Crianças geralmente são mais propensas a apresentar sintomas graves que adolescentes e adultos.

O vírus pode ser transmitido ao feto ou a um recém-nascido durante o nascimento ou por contato físico precoce.

A erupção cutânea, num primeiro momento, pode se assemelhar a outras doenças infantis comuns, como varicela ou catapora, e outras infecções virais. Se uma criança ou adolescente de quem você cuida apresentar sintomas que possam sugerir Mpox, procure orientação de um profissional de saúde.

Por correrem maior risco que adultos, crianças diagnosticadas com Mpox devem ser monitoradas de perto até que se recuperem, caso necessitem de cuidados adicionais. Pediatras podem aconselhar que a criança seja cuidadawww loterias on lineuma unidade de saúde. Nessa situação, um dos pais ou um responsável saudável e com baixo risco para mpox deve acompanhar a criança.

Publicidade

Quais os riscos da mpox durante a gravidez?

Contrair Mpox durante a gravidez pode ser perigoso para o feto ou recém-nascido e pode levar à perda gestacional, além de complicações para a mãe. Se estiver grávida, evite contato próximo com alguém infectado. Se você acha que foi exposta ou apresenta sintomas que podem ser mpox, entrewww loterias on linecontato com seu obstetra.

Se você confirmou ou se suspeita de infecção por Mpox e está amamentando, converse com seu médico para obter orientação. O profissional vai avaliar o risco de transmissão do vírus e a possibilidade de suspender o aleitamento materno. Se for definido que é possível continuar amamentando e ter contato próximo, é preciso adotar medidas como encobrir as lesões. O risco de infecção por mpox terá de ser cuidadosamente equilibrado com os potenciais danos causados pela interrupção da amamentação e do contato próximo entre pais e filhos.

Ainda não se sabe se o vírus pode ser transmitido pelo leite materno.

Já tive a doença no passado. Posso ter a infecção novamente?

A compreensão acerca de quanto tempo dura a imunidade após uma infecção por Mpox, atualmente, é limitada. Portanto, não se sabe se uma infecção anterior confere imunidade contra infecções futuras e,www loterias on linecaso afirmativo, por quanto tempo.

Publicidade

Já há casos de segundas infecções pelo vírus relatados. Mesmo que você já tenha tido mpox no passado, deve fazer tudo o que for possível para evitar ser infectado novamente.

Se você já teve mpox e alguém dawww loterias on linefamília foi diagnosticado agora, você pode proteger outras pessoas sendo o cuidador designado, já que é mais provável que você tenha alguma imunidadewww loterias on linerelação aos demais que nunca foram infectados. No entanto, você ainda deve tomar todas as precauções para evitar ser reinfectado.

Em quais partes do mundo, existe risco de ter a doença?

Os casos de mpox na República Democrática do Congo (RDC) estãowww loterias on lineascensão há mais de dois anos. Autoridades sanitárias do país declararam epidemia da doençawww loterias on linedezembro de 2022. Em 2023, o número de infecções triplicou, chegando a 14,6 mil notificações e 654 mortes. Jáwww loterias on line2024, a situação piorou - entre janeiro e meados de julho, mais de 12,3 mil casos suspeitos foram relatados e 23 províncias foram afetadas.

No fim de junho, a OMS alertou para uma variante mais perigosa da mpox. A taxa de letalidade pela nova variante 1b na África Central chega a ser de mais de 10% entre crianças pequenas, enquanto a variante 2b, que causou a epidemia global de mpoxwww loterias on line2022, registrou taxa de letalidade de menos de 1%.

Publicidade

Apenaswww loterias on linejulho, cerca de 90 casos de infecção pela variante 1b foram reportadoswww loterias on linepaíses vizinhos à RDC e que nunca haviam registrado casos de mpox até então: Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda.

Mpox é uma infecção sexualmente transmissível?

A doença pode se propagar de uma pessoa para outra através de contato físico próximo, incluindo a relação sexual.

As erupções cutâneas se manifestam, inclusive,www loterias on lineórgãos genitais e na boca, o que contribui para a transmissão da Mpox pelo ato sexual.

O contato boca com pele também pode levar à infecção, se houver lesões cutâneas ou bucais. Além disso, as erupções cutâneas causadas pelo vírus podem se assemelhar a algumas infecções sexualmente transmissíveis, como herpes e sífilis.

Como o vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa, gays, bissexuais e HSH podem correr maior risco de exposição se tiverem relações sexuais ou outra forma de contato próximo com alguém infectado.

Publicidade

Quem tem maior risco de casos graves da doença?

Evidências sugerem que pessoas imunossuprimidas correm maior risco de desenvolver Mpox grave ou morrer. Os sintomas do quadro grave da infecção incluem lesões maiores e mais disseminadas (especialmente na boca, nos olhos ewww loterias on lineórgãos genitais), infecções bacterianas secundárias de pele ou infecções sanguíneas e pulmonares. Os dados mostram sintomas mais sérioswww loterias on linepessoas gravemente imunossuprimidas.

Pessoas com HIVwww loterias on lineestágio avançado (com apresentação tardia de sintomas, contagem baixa de CD4 e carga viral elevada) têm risco aumentado de morte se desenvolverem quadros graves de Mpox.

Pessoas que vivem com HIV e que alcançaram a supressão viral através do tratamento antiretroviral não parecem correr maior risco a quadros graves que a populaçãowww loterias on linegeral.

Pessoas com HIV não tratado podem estar imunocomprometidas e, portanto, podem correr maior risco de ter quadro grave. A a orientação da OMS é que os países integrem a prevenção e os cuidados relacionados ao HIV à Mpox.

Publicidade

Pessoas sexualmente ativas e que não conhecemwww loterias on linecondição sorológica são aconselhadas pela OMS a fazer o teste para HIV.


Fontes de referência

  1. robo aviator pixbet gratis
  2. casino mas cercano
  3. jogos dinheiro real

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações