Autor homenageado na Feira Literária Internacional de Parati (Flip) de 2024, João do Rio despontou no jornalismo e na literatura na passagem do século 19 para o 20. Foi pioneiro ao reportar terreiros, mas com olhar extremamente preconceituoso.
galera. bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Aclamado especialmente por quem não o leu, o livro As Religiões do Rio, publicado pelo primeira vezgalera. bet1904, reúne as reportagens de um ícone do jornalismo e da literatura, o preto e homossexual assumido João do Rio – que, hojegalera. betdia, seria enquadrado nos crimes de racismo, homofobia, injúria e difamação.
As Religiões do Rio, tido como um clássico, reúne reportagens pioneiras sobre diversas religiões, como protestantes, espíritas, satanistas e até positivistas (sim, existia uma igreja positivista...). A maior reportagem é sobre os “feiticeiros”, os praticantes de cultos de origem africana.
Publicidade"Os mais malandros passam a existência deitados no sofá. As filhas-de-santo, prostitutas algumas, concorrem para lhes descansar a existência" – João do Rio
Um preconceito recorrente – associar exus a demônios – está escancarado no livro. E muitos outros. Com indisfarçável má vontade, João do Rio não compreende a mitologia africana, a hierarquia dos orixás, os rituais. Acusa os pais de santo de poligamia, as iniciadas de prostituição, os adeptos de iludidos. Falagalera. bet“divindades beiçudas”.
Apesar das evidentes diferenças, escreve que o culto aos orixás é semelhante ao islamismo. “Acham-se todos relacionados pela língua, com costumes exteriores mais ou menos idênticos e vivendo da feitiçaria”.
"Confundem os santos católicos com os seus santos, e vivem a vida dupla, encontrandogalera. betcada pedra,galera. betcada casco de tartaruga,galera. betcada erva, uma alma e um espírito" – João do Rio
Tirando o berço do samba egalera. betmadrinha
Para João do Rio, tornar-se filha de santo é a mesma coisa que “colocar-se sob o patrocínio de um fetiche qualquer”. Ao descrever o ritual, afirma que “a dança é simples, contínua e insistente. Horrendamente insistente”.
A casa de Tia Ciata, local hoje reverenciado como nascedouro do samba carioca, não passa, para João do Rio, de um antro de feitiçaria e outros pecados. Ciata nasceugalera. betSalvador,galera. bet1854, e chegou ao Rio de Janeiro aos 22 anos. Tornou-se uma espécie de primeira-dama das comunidades da Pequena África.
Publicidade