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Conhecido também como Caxambu, o Jongo teve origem na região do Congo e Angola, na África. Foi trazido pelo povo Bantu e se fez presente no Brasil colônia entre os negros que trabalhavam nos cafezais e nas plantações de cana-de-açúcar, localizadas no Vale do Rio Paraíba, região entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
A união entre os toques dos tambores, o bater das palmas, a dança e os cânticos transformavam as rodas de jongo que aconteciam nas senzalassites de apostas sao legais no brasiluma ferramenta para amenizar o sofrimento dos negros com a escravização.
PublicidadeOs escravizados acendiam uma fogueira e formavam uma rodasites de apostas sao legais no brasiltorno dela. O mais idoso se benzia nos tambores e pedia licença aos pretos velhos para iniciar o jongo. Após esse ritual, era permitido que um casal por vez entrasse na roda para dançar.
Os tambores denominados Caxambu, Tambu, e Candongueiro representavam os mais velhos e a ancestralidade. Em respeito a eles, era obrigatório pedir licença ao entrar na roda.
Além da interação, o jongo era uma forma de comunicação entre os negros. Os cantos, que eram versos improvisados, eram construídossites de apostas sao legais no brasiluma dinâmica de perguntas e respostas e transmitiam mensagens codificadas para que os senhores de engenho não as entendessem. Eram através dos pontos de jongo que os negros zombavam dos senhores de engenho, protestavam contra a escravização e combinavam fugas para os quilombos.
Com o passar do tempo, a prática do jongo adquiriu novo sentido com conotações mais sócio-culturais e mais politizadassites de apostas sao legais no brasiltorno de um movimento de valorização da cultura negra. Hoje, as regiões que ainda mantêm a tradição jongueira tem suas particularidades na forma de cantar, dançar e tocar.
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