betsbola o bom-App de criptomoedas é acusado de dar calotebetsbola o bommilhares de pessoas
betsbola o bom
Especialistas que investigaram o iEarn Bot dizem que pode ser um dos maiores escândalos de moedas virtuais de todos os tempos.betsbola o bom de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Acredita-se que milhares de pessoas perderam suas economias após investirbetsbola o bomum aplicativo de negociação de criptomoedas chamado iEarn Bot.
Especialistas que investigaram a empresa dizem que pode ser um dos maiores escândalos de criptomoedas até hoje.
O investimentobetsbola o bomcriptomoedas tem ganhado popularidadebetsbola o bommeio a promessas de grandes retornosbetsbola o bomcurtos períodos.
Mas autoridades alertam para um número crescente de golpes e recomendam que os investidores sejam cuidadosos.
O app, disponível nos sistemas Android e iOS, tem um site com versõesbetsbola o bomvários idiomas, incluindo português.
'O dinheiro simplesmente sumiu'
Roxana, nome fictício, é da Romênia. Ela diz que perdeu centenas de euros quando investiu no iEarn Bot. Ela pediu para não terbetsbola o bomidentidade revelada, pois teme quebetsbola o bomreputação profissional possa ser prejudicada.
Os clientes que compraram os bots — como Roxana — foram informados de que seu investimento seria administrado pelo programa de inteligência artificial da empresa, com a garantia de retornos altos.
"Investibetsbola o bomum bot por um mês", diz Roxana à BBC. "Era possível ver quantos dólares o aplicativo estava gerando: havia gráficos mostrando como o investimento estava progredindo".
"Parecia bastante profissional até que,betsbola o bomalgum momento, eles anunciaram estarbetsbola o bommanutenção."
Nesse ponto, por algum tempo, os saques do aplicativo foram congelados.
"Algumas pessoas começaram a dizer 'não posso desistir... o que está acontecendo'", explica Roxana. "Fiz o pedido de saque e o dinheiro simplesmente sumiu. A carteira ficou zerada — nunca recebi um tostão sequer."
Na Romênia, dezenas de figuras importantes, incluindo funcionários do governo e acadêmicos, foram persuadidos a investir por meio do aplicativo porque ele contava com o respaldo de Gabriel Garais, um dos principais especialistasbetsbola o bomTI do país.
Garais diz que também foi enganado ao investir suas próprias economias no aplicativo e perdeu seu dinheiro.
Mas Roxana insiste que, se não fosse por Garais, jamais teria pensadobetsbola o bominvestir.
"Acreditávamos que isso poderia ser uma farsa", diz ela, "mas o fato de que, entre nós e a empresa, havia um professor respeitável, fez com que não checássemos muito — não duvidamos demais."
O que aconteceu na Romênia não é um incidente isolado.
Quando Silvia Tabusca, uma especialista romenabetsbola o bomcrime organizado do Centro Europeu de Educação e Pesquisa Jurídica, começou a investigar o iEarn Bot, descobriu que muitas pessoasbetsbola o bomoutros países também haviam perdido suas economias.
E o que mais a surpreendeu foi a escala da operação.
"Pelo que temos visto, o número de investidores é bastante alto", diz ela. "Na Indonésia, por exemplo, eles [iEarn Bot] afirmam ter 800 mil clientes."
"No começo, o aplicativo funciona muito bem", diz Tabusca.
"Mas, assim que eles têm investidores suficientes e dinheiro suficiente investidobetsbola o bomum país específico, não permitem mais que usuários desse país façam saques — e passam a investirbetsbola o bomoutros países."
O iEarn Bot se apresenta como uma empresa sediada nos EUA com excelentes credenciais, mas quando a BBC verificou algumas informaçõesbetsbola o bomseu site, descobriu inconsistências.
O homem que o site nomeia como o fundador da empresa nos disse que nunca tinha ouvido falar deles e disse que fez uma denúncia à polícia.
O prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ao lado de empresas como Huawei e Qualcomm, são todos apontados como "parceiros estratégicos" do iEarn Bot, mas também disseram não ter conhecimento da empresa e que não estão trabalhando com ela.
No site, a empresa não fornece nenhuma informação de contato.
Ao checar o histórico debetsbola o bompágina no Facebook, a reportagem da BBC constatou que, até o final de 2021, a conta anunciava produtos para perda de peso. Ela é administrada a partir do Vietnã e do Camboja.
O iEarn Bot encoraja investidores a recrutar mais pessoas para ingressar no aplicativo.
"A maneira como as pessoas operam nesta empresa é mais semelhante a um esquema Ponzi (pirâmide financeira) do que a um negócio real", diz Tabusca.
A reportagem da BBC também viu conversas de bate-papobetsbola o bomque pessoas, que afirmam ser do atendimento ao cliente do iEarn Bot, disseram aos investidores que, para sacar seu dinheiro, eles deveriam pagar uma taxa de 30%.
"Algumas pessoas estavam desesperadas para receber seu dinheiro de volta, então pagaram a taxa — mas ainda assim não conseguiram sacar", diz Tabusca.
A reportagem da BBC tentou entrarbetsbola o bomcontato com o iEarn Bot várias vezes, sem sucesso.
Eventos de recrutamento
Em alguns países, como Nigéria e Colômbia, usuários nomeados como "líderes locais" foram pressionados pelos mentores do iEarn Bot — com quem eles só se comunicavam pelo Telegram — para organizar eventos de recrutamento.
Andres, da Colômbia, disse que recrutou ativamente pessoas para aderir ao aplicativo. Ele ainda acredita que a empresa é legítima.
"Eles tinham seu registro nos EUA que mostrava que eram legítimos", diz ele. "E eles estavam pagando."
Em seu país, os saques foram interrompidosbetsbola o bomdezembro. As pessoas foram informadas de que a empresa estava transformando o investimentobetsbola o bomUSDT — uma criptomoeda bem estabelecida —betsbola o bomuma nova moeda chamada iBot, que tinha o mesmo valor.
Os investidores foram solicitados a aguardar até março, quando a nova moeda deveria ser lançada oficialmente. Mas ainda estão esperando para acessar seu dinheiro.
"[As pessoas] pegaram empréstimos para investir. Usaram dinheiro de outras fontes, muitas pessoas foram afetadas", diz Andrés.
"Como os líderes locais não tinham respostas, as pessoas começaram a ficar com raiva."
Com a ajuda de um analista, a reportagem da BBC conseguiu identificar uma carteira cripto principal que recebeu pagamentos de cerca de 13 mil vítimasbetsbola o bompotencial, obtendo um lucro de quase US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 7 milhões)betsbola o bommenos de um ano.
Mas não foi possível rastrear para onde e para quem foi o dinheiro.
Para os investigadores, este é um problema comum.
"Um dos desafios é identificar e atribuir quem é o agente ilícito, para onde está indo o valor e, então, ser capaz de tomar medidas investigativas e ações de aplicação da lei", diz John Wyman, chefe da nova Unidade de Ativos Virtuais do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos.
As investigações nesse tipo de esquema, diz ele, se tornam globais rapidamente.
Tais investigações requerem cooperação internacional e podem levar mais tempo, mas Wyman insiste que os responsáveis sejam eventualmente levados à justiça.
O FBI criou a Unidade de Ativos Virtuais no ano passado para responder ao crescente número de crimes usando criptomoedas.
O departamento solicita às pessoas que foram vítimas de golpes a fazer uma reclamação online.
Mas as agências de aplicação da lei afirmam que a melhor maneira de combater os golpistas continua sendo a prevenção.
"O conhecimento — e a devida diligência antes do investimento — é fundamental", diz Wyman.
"Se parece bom demais para ser verdade, duvide."