Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

esporte da sorte baixar app-Lula veta projeto que equipara diabetes do tipo 1 à deficiência; veja o que especialistas dizem

esporte da sorte baixar app

Entre as justificativas para o veto, governo diz que o texto não estima impacto financeiro ou prevê fontes de custeios
14 jan 2025 - 11h42
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários

esporte da sorte baixar app de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto de lei, aprovado no Senado, que equipararia o diabetes tipo 1 à uma deficiência. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 13.

Se a lei fosse sancionada, pessoas afetadas pela doença passariam a ter os mesmos direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, como atendimento prioritário, reserva de vagasesporte da sorte baixar appprogramas habitacionais e recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na justificativa do veto, o presidente argumenta que, apesar "da boa intenção do legislador", a proposta contraria a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

De acordo com essa diretriz, diz o texto, "a deficiência resulta da interação entre a pessoa e as barreiras sociais, e não de uma condição médica específica".

"A proposição contraria o interesse público ao classificar o diabetes mellitus tipo 1 como deficiência sem considerar a avaliação biopsicossocial, que percebe os impedimentos da pessoaesporte da sorte baixar appinteração com o meio,esporte da sorte baixar appconflito com a Convenção Internacional", afirmou.

O texto também justifica que a proposta não avalia devidamente o impacto financeiro da mudança. "A proposição resultariaesporte da sorte baixar appaumento de despesa obrigatória de caráter continuado, sem que tenha sido apresentada estimativa de impacto orçamentário e indicada fonte de custeio ou medida de compensação,esporte da sorte baixar appdescumprimento aos requisitos da legislação fiscal", diz.

Segundo o presidente da Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência (ANAPcD), Abrão Dib, embora o governo aponte a necessidade da avaliação biopsicossocial, o País ainda não possui um sistema nacional de avaliação unificada da deficiência difundido e efetivado.

"A definição das diretrizes da avaliação biopsicossocial está engavetada no palácio do planalto. Assim, é algo que ainda não dá para fazeresporte da sorte baixar apptodo o Brasil. O governo está cobrando uma coisa que não existe, que ele mesmo não oferece", afirma.

Por outro lado, a ANAPcD demonstra preocupação com a definição do diabetes tipo 1 (DM1) como deficiência, temendo que direitos sejam "inflados". "Não existe uma doença que dá direitos, mas sim as sequelas de uma doença, e isso tem que ser justificável", diz.

Segundo Dib, o governo errou naesporte da sorte baixar appjustificativa, mas a relação entre deficiência e barreiras merece de fato ser avaliada. "Somente quem passa por dificuldadesesporte da sorte baixar appfunção da doença deve ser considerada uma pessoa com deficiência", argumenta.

Já a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) emitiu uma nota, destacando que a a Convenção Internacional e o Estatuto das Pessoas com Deficiência já estabelecem a DM1 como uma deficiênciaesporte da sorte baixar appdiversos países, como Estados Unidos, França e Colômbia.

Além disso, a SBD afirma que sempre sugeriu o uso da avaliação biopsicossocial como critério para a definição de quem terá o benefício, considerando questões como renda familiar e idade. A entidade médica reforça ainda que a necessidade da avaliação para o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) é citada no PL.

A SBD lembra que, de acordo com a previsão do Instituto Diabetes Brasil (IDB), estima-se que cerca de 28 mil indivíduos seriam acrescentados aos que já recebem o BPC, com aplicação de filtros como idade e renda.

Em relação à fonte de custeio, a SBD sugere que haja uma discussão com os autores do PL. No entanto, ressalta que, com baseesporte da sorte baixar appestudos internacionais,esporte da sorte baixar appcurto e longo prazo os recursos poderão ser retomados a partir da economia alcançada com a redução das internações hospitalares e dos custos associados à presença de complicações do diabetes.

A decisão também levou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) a se manifestar. Segundo a entidade médica, o projeto é uma resposta legítima às necessidades de equidade e inclusão, "propiciando que pessoas com diabetes tipo 1 tenham garantido o acesso a insumos e tratamentos indispensáveis para o manejo adequado da doença".

Além disso, a SBEM destacou que a aprovação da medida é "crucial" para mitigar os impactos do diabetes e fortalecer o compromisso do Brasil com uma saúde pública mais justa e inclusiva.

Diabetes tipo 1

No Brasil, entre aqueles com diabetes, estima-se que de 5% a 10% convivam com o tipo 1 (entre 1 milhão e 2 milhões de pessoas). A Federação Internacional de Diabetes estima que o Brasil seja o terceiro país do mundo com mais indivíduos com a condição.

O diabetes tipo 1 é uma condição na qual o corpo não produz insulina naturalmente. Trata-se de uma doença autoimune de origem genética que geralmente se manifesta na infância ou na adolescência.

Diferentemente do tipo 2, relacionado ao estilo de vida e à obesidade, o tipo 1 é considerado mais grave. O corpo destrói as células beta do pâncreas, responsáveis por sintetizar insulina. Sem o hormônio, as moléculas de glicose não são totalmente quebradas e, ao invés de entrarem nas células, ficam circulando pelo sangue.

As oscilações no nível de glicose elevam o risco de complicaçõesesporte da sorte baixar appmédio e longo prazo, como problemas nos olhos, nos rins e nos nervos, além de favorecer infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Para compensar a falta do hormônio e regular o açúcar no sangue, é indispensável o uso de injeções de insulina.

Como funciona o veto

Os projetos de lei aprovados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal vão à sanção do Presidente da República. No entanto, se considerar o texto inconstitucional ou contrário ao interesse público, o presidente tem poder para vetá-lo total ou parcialmenteesporte da sorte baixar appum prazo de 15 dias úteis.

Os textos vetados, como mostrado pelo Estadão, voltam então à análise dos parlamentares no plenário do Congresso dentro de 30 dias. Cabe aos deputados federais e senadores,esporte da sorte baixar appsessão conjunta, decidirem se derrubam ou não o veto presidencial.

O veto presidencial poderá ser derrubado caso os parlamentares formem maioria absoluta separadamente: 257 votos de deputados e 41 votos de senadores. Se a rejeição ao veto for aprovadaesporte da sorte baixar appuma das Casas, mas não obtiver votos suficientes na outra, ele é mantido. Se os vetos forem derrubados pelos congressistas, o novo texto é enviado para promulgação pelo presidente.

Estadão
Compartilhar

Fontes de referência

  1. betano promoções
  2. slots que mais pagam betano
  3. bwin uk login

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade