Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

brasileirao serie a hoje-Surto de meningite: entenda a importância de se vacinar

brasileirao serie a hoje

Com surto de meningite meningocócica, a cidade de São Paulo já vacinou mais de 30 mil pessoas
15 out 2022 - 08h04
(atualizado às 08h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Meningite: pacientes reumáticos têm prioridade na vacinação
Meningite: pacientes reumáticos têm prioridade na vacinação
Foto: Shutterstock / Saúdebrasileirao serie a hojeDia

brasileirao serie a hoje de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A cidade de São Paulo está enfrentando um surto de meningite meningocócica, causada por bactérias. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde paulistana vacinou mais de 30 mil pessoas na tentativa de conter o avanço dos casos, que não estão restritos à capital - todo o estado já registrou 10 mortes.

Sendo assim, a Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) orienta a todos os pacientes com doenças reumáticas imunomediadas, como lúpus eritematoso, artrite reumatoide e idiopática juvenil, entre outras, de todas as faixas etárias, que procurem a unidade de saúde mais próxima para revisar e atualizar seu cartão vacinal para meningite meningocócica

Na cidade de São Paulo, a vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas e nos megapostos. Além disso, os pacientes imunossuprimidos têm prioridade.

De acordo com a médica reumatologista pediátrica Gecilmara Salviato, da Comissão de Reumato Pediatra da SPR e da Comissão de doenças infecciosas da SBR, é muito importante que a vacinação de pacientes com doenças reumáticas imunomediadas estejabrasileirao serie a hojedia. 

"O risco de infecções é muito maior neste grupo especial de pacientes do que nas pessoas saudáveis. Isso ocorre tanto pela doençabrasileirao serie a hojesi, como pelos tratamentos que induzem imunossupressão", ressalta a médica.

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges - as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Ou seja, a doença pode ser causada por bactérias ou vírus, no caso da meningocócica o agente causador é uma bactéria. Dessa forma, pessoas de todas as idades podem desenvolver o quadro, sendo mais comum entre crianças e adolescentes. Porém, para imunocomprometidos, este risco é maiorbrasileirao serie a hojequalquer idade.

"Agora, temos a meningite meningocócica tipo C neste surto. Esta é a mais grave e preocupante, por ter evolução rápida e imprevisível, com a taxa de letalidade alta, cerca de 30%. Além disso, pode deixar sequelasbrasileirao serie a hojequem sobrevive, como perda de audição ou de visão, mas felizmente temos vacina contra ela", explica a Dra. Gecilmara.

Sintomas

Os principais sintomas da meningite são:

  • Febre;
  • Dores no corpo;
  • Mal-estar;
  • Vômito;
  • Dor de cabeça;
  • Convulsão.

Em alguns casos, podem surgir manchas vermelhas na pele, o que indica que a bactéria se alastrou pelo organismo, gerando,brasileirao serie a hojeseguida, uma infecção generalizada

Vacinas

A Dra. Gecilmara explica que existem diferentes sorotipos de meningococos. Um dos mais comuns é o do tipo C (responsável pelo surto atual), contra o qual tem um imunizante disponível gratuitamente na rede pública. Além dessa vacina, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) também disponibiliza imunizantes para outros tipos de meningite.

As crianças são o público-alvo das campanhas de conscientização da doença. São indicadas três doses de reforço, sendo uma entre 12 e 15 meses, outra entre 5 e 6 anos, e mais uma entre 11 e 12 anos de idade. Para crianças e adolescentes de 10 a 19 anos de idade, caso não tenham recebido a vacina na infância, são recomendadas duas doses com um intervalo de cinco anos.

Para os pacientes com doenças que levam à imunossupressão, como aqueles com doenças reumáticas, a vacina está indicada para todas as faixas etárias e está disponível nos CRIEs (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais).

Saúdebrasileirao serie a hojeDia
Compartilhar

Fontes de referência

  1. pixbet hoje
  2. jogos que dá para jogar
  3. site de apostas copa do mundo 2024

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade