plataforma de aposta de jogos-Tosse alérgica existe? Sintoma pode estar associado à diversas doenças
plataforma de aposta de jogos
Além das alergias, várias outras condições podem causar tosse, incluindo até câncer de pulmãoplataforma de aposta de jogos de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
No mundo da saúde, a tosse é um sintoma comum que pode ser desencadeado por uma série de fatores, incluindo alergias. No entanto, surge a questão: a tosse alérgica é realmente uma condição particular, ou é uma manifestação de outras condições de saúde?
Para responder a essa pergunta, o Terra conversou com a médica pneumologista da Saúde no Lar, Michelle Andreata, que explicou que a classificação tosse alérgica não existe.
De acordo com a médica, a tosse pode ser um sintoma associado a várias condições alérgicas e não alérgicas e é um mecanismo de defesa do corpo, uma resposta reflexa para limpar as vias aéreas de irritantes, incluindo alérgenos, mas não é uma doença por si só.
“Ela pode ser sintomática de uma variedade de condições de saúde, incluindo aquelas relacionadas a alergias. Ela pode ser um sintoma comum de alergias respiratórias como rinite alérgica e asma alérgica, mas essas condições são diagnosticadas e tratadas com baseplataforma de aposta de jogosuma gama mais ampla de sinais e testes específicos, não apenas na presença de tosse”, explica a especialista.
Andreata destaca que os médicos precisam considerar o contexto clínico completo, incluindo a história médica do paciente, exposição a alérgenos e a presença de outros sintomas, para diagnosticar a causa subjacente da tosse.
Além das alergias, várias outras condições podem causar tosse, incluindo infecções, DRGE (doença do refluxo gastroesofágico), e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), tuberculose, refluxo, câncer de pulmão, entre outros.
Dentre os testes específicos que os médicos podem utilizar para determinar a causa subjacente da tosse, os mais comuns são:
- radiografia do tórax, utilizada para visualizar os pulmões e as estruturas do tórax e que pode ajudar a identificar pneumonias, bronquite, alterações estruturais, tumores, entre outros;
- testes de função pulmonar, conhecidos como espirometria, que medem o quanto e com que rapidez o ar pode ser inalado e exalado e são muito funcionais para diagnosticar condições como asma e DPOC;
- testes de alergia, que inclui testes cutâneos e exames de sangue (como a dosagem de IgE específica) para identificar alergias a substâncias específicas que podem estar causando tosse;
- tomografia computadorizada do tórax, que fornece imagens detalhadas dos pulmões e das estruturas do tórax, útil para diagnosticar tumores, infecções e outras condições pulmonares;
- broncoscopia, procedimento invasivo que permite ao médico visualizar as vias aéreas através de um tubo fino e flexível (broncoscópio) inserido pela boca ou nariz, identificando assim possíveis obstruções, infecções, além de coletar amostras de tecido (biópsias);
- testes de provocação com exercício; teste de refluxo; de sensibilidade a medicamentos, bem como exame para tuberculose e a cultura de escarro para identificar infecções bacterianas ou virais.
Existem vários alérgenos que podem desencadear tosse, como ácaros da poeira doméstica, pólen, mofo, pelos de animais, baratas, fumaça de cigarro, poluentes do ar, perfumes, fragrâncias e compostos químicos.
Porém, infecções respiratórias agudas e crônicas, asma, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, sinusite, rinite e até mesmo câncer de pulmão, são doenças que também podem desencadear tosse por dias.
Pessoas que são alérgicas conseguem o controle eficaz dos sintomas se diminuírem a exposição aos alérgenos e através de tratamento, que pode incluir anti-histamínicos, corticosteroides nasais e imunoterapia.
“A tosse pode ser sintoma de uma série de outras doenças. Vale ficar atento aos sinais e, principalmente, procurar ajuda médica, caso ela seja persistente”, conclui a especialista.