cbet nsf-Delegado próximo de Moraes é indicado para assumir corregedoria-geral da Abin

cbet nsf

Delegado da Policia Federal José Fernando Moraes Chuy, que atuou no TSE no combate às fake news, pode assumir cargo estratégico na agência
23 jul 2024 - 08h14
(atualizado às 08h42)
José Fernando Moraes Chuy foi indicado para assumir corregedoria-geral da Abin
José Fernando Moraes Chuy foi indicado para assumir corregedoria-geral da Abin
Foto: Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal

cbet nsf de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O delegado da Polícia Federal José Fernando Moraes Chuy foi indicado para assumir o posto de corregedor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin),cbet nsfsubstituição a Lidiane Souza dos Santos, que permanecerá no cargo até o dia 31 de agosto. Chuy é próximo do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Experiente e respeitado na corporação, Chuy tem passagens por áreas estratégicas. Também atuou na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando Moraes ocupava a presidência da Corte.

Publicidade

Caso assuma o cargo, o delegado poderá ser responsável por apurações que envolvam alvos da Operação Última Milha, que mira o funcionamento da "Abin paralela". A suspeita é de uso indevido da estrutura da agência de inteligência para a disseminação de fake news e para o monitoramento ilegal de autoridades e jornalistas durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Foram vítimas de espionagem, segundo os investigadores, pessoas consideradas adversárias do ex-presidente da República, decbet nsffamília e de aliados.

Na época dos fatos investigados, a Abin era comandada pelo delegado Alexandre Ramagem, hoje deputado federal e candidato do PL à prefeitura do Rio nas eleições de outubro. Ramagem é investigado. Ele nega irregularidades durantecbet nsfgestão à frente da agência de inteligência.

Preocupação

A União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) emitiu nota manifestando preocupação com a indicação de um servidor de fora dos quadros da agência. "Consideramos preocupante, injustificada e um desprestígio dos servidores orgânicos da Abin a possível indicação de um corregedor-geral do órgão oriundo de fora dos quadros da agência", diz um trecho da nota.

Publicidade

"Devemos lembrar que a atual investigação sobre o uso indevido do software First Mile pela estrutura que parasitou a Abin foi iniciada pela própria corregedoria interna, então liderada por uma oficial de Inteligência", continua o comunicado da Intelis.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fontes de referência

  1. jogos que ganha dinheiro de verdade no pix na hora
  2. bolão grátis sorte online
  3. greenbets mines

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações