jogo do dado blaze de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Entender trigonometria, o estudo matemático dos triângulos, pode ser um grande desafio, até mesmo para adultos que têm muito conhecimento na área. Embora as contas e fórmulas possam parecer uma 'sopa de letrinhas', com algum esforço, é possível entender e avançar na matéria.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para compreender a matéria, é preciso entender o básico e como todo esse sistema funciona. A trigonometria é o estudo que envolve o cálculo de ângulos e lados de triângulos. O triângulo retângulo é formado por três lados com um ângulo igual a 90º. Nele, cada lado possui um nome:
Publicidade- Hipotenusa (a): o lado mais longo e o que está “à frente” do ângulo reto.
- Cateto oposto (c): assim como o nome sugere, está oposto ao maior lado.
- Cateto adjacente (b): ao lado de um determinado ângulo e forma o agudo.
Juntos, eles formam o Teorema de Pitágoras: a2 = b2 + c2. A soma dos ângulos de qualquer triângulo é igual a 180º.
Embora a maioria das pessoas só tenha contato com a trigonometria durante o ensino básico, na escola, este cálculo é muito utilizado por profissionais e instituições. Por exemplo, no portal da Nasa, a agência de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, é explicado que o estudo é usado no desenvolvimento de aeronaves e propulsão. Agora, podemos avançar para o próximo passo.
Seno, cosseno e tangente: o que são e para que servem?
Seno, cosseno e tangente são as três razões da trigonometria. Elas são utilizadas para calcular os lados de um triângulo retângulo, e à medida que as contas vão se formando, as fórmulas são criadas.
Fórmulas
A primeira razão, identificada entre o cateto oposto de um triângulo retângulo e a hipotenusa, se chama seno. A fórmula equivalente a ele é: sen x = c / a.
Publicidade