fortune tiger sportingbet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Equipes de pesquisa de sete universidades públicas e do Instituto Butantan, lideradas pelo biólogo e professor da USP (Universidade de São Paulo) Luis Schiesari, identificaram a presença de antidepressivos no rio Tietê,fortune tiger sportingbetSão Paulo. A descoberta faz parte de um mapeamento inédito da vida e da qualidade da água realizado na região. As informações são da Folha de S.Paulo.
A pesquisa liderada por Schiesari realizou uma varredura para identificar a presença de medicamentos, incluindo antidepressivos, agrotóxicos, drogas recreativas, além de analisar bactérias e vírus. O estudo abrange 52 pequenas bacias hidrográficas que integram o rio Tietê.
PublicidadeDe acordo com os dados apresentados, que ainda serão revisados, foi observado que 93% das bacias continham entre uma e oito moléculas distintas de antidepressivos, como venlafaxina, bupropiona e sertralina.
As moléculas podem chegar ao rio Tietê por meio de descarte direto ou serem transportadas por fezes e urina provenientes de ligações clandestinas nos rios.
A legislação brasileira não estabelece um valor máximo para a concentração de fármacos na água tratada. Mesmo após metabolização, essas moléculas ainda podem ter efeitos farmacológicos sobre os seres vivos.
"Embora não se espere que tenham efeito agudo, por definição são moléculas projetadas para ter efeito biológico e por isso podem ter impactos não antecipados sobre organismos e ambientes", disse Schiesari à Folha de S.Paulo.
Publicidade