caça níquel hell fire de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O Natal está chegando e, junto com ele, chega o momento favorito de muitas pessoas: a ceia de Natal!
Cheia de pratos típicos, como peru, farofa, tender e arroz, e até mesmo ingredientes que dividem opiniões, como a uva passa e as azeitonas, a ceia natalina conta sempre com um dos momentos mais esperados por quem ama doces: a sobremesa de Natal!
Com tantas opções disponíveis para esse momento especial — e tantas receitas e variações diferentes que podem ser feitas para impressionar a família e os amigos —, fica até difícil decidir qual sobremesa mais gostosa para a data, mas é possível tentar.
Listamos quais são as receitas de sobremesa de Natal fáceis e práticas para você preparar nessa data especial, não gastar tanto tempo cozinhando e ainda conquistar os paladares de todo mundo!
Quais são os pratos da ceia de Natal?
A ceia de Natal é um costume de origem europeia, onde as famílias costumavam deixar suas portas abertas na noite de Natal buscando oferecer uma refeição quente para viajantes e transeuntes que passavam pela região.
Por isso, muitos dos pratos que costumamos comer nessa data também têm origem europeia, como o peru e a carne de porco.
Publicidade
Porém, no Brasil, foram feitas adaptações na ceia, que passou a incluir pratos típicos do nosso povo. Por isso que, no Natal, é comum que cada casa tenha seus próprios pratos tradicionais: enquanto uma família não pode ficar sem farofa, outra tem o cuscuz como prato obrigatório na ceia; enquanto alguém prefere servir bacalhau, outra pessoa não deixa de servir salpicão.
Isso não é diferente se tratando das sobremesas: desde o tradicional panetone até doces menos típicos, como sorvetes, existe uma sobremesa de Natal favorita de cada família e, principalmente, de cada pessoa.
Quais são os doces típicos de Natal?
O Natal traz, além dos presentes, da decoração e do Papai Noel, uma série de doces e sobremesas típicas que, muitas vezes, só estão disponíveis no Natal — como é o caso do panetone e do chocotone.
Entre algumas das sobremesas que sempre marcam presença na ceia de Natal dos brasileiros estão o pavê, o pudim, a gelatina colorida e a rabanada.
Pavê
Publicidade
O pavê é, além do protagonista de uma das mais comentadas piadinhas de Natal ("é pavê ou pacumê?"), um dos pratos mais populares da ceia. Isso porque ele é simples de ser feito, acaba saindocaça níquel hell fireconta, serve muitas pessoas e agrada a muitos paladares, além de ter diversas versões: que vão do tradicional pavê de chocolate até o pavê de morango com doce de leite.
O truque aqui é que a base do pavê é sempre a mesma: bolachas — que podem ser a de maizena ou a bolacha champanhe — intercaladas com um creme feito de leite, leite condensado, maizena e, às vezes, uma gema de ovo para dar cor e liga e finalizada com uma cobertura por cima.
O que varia de receita para receita é como o creme é saborizado e qual é a cobertura escolhida para o pavê. As opções são variadas e podem agradar a todos! Veja receitas de pavê práticas e rápidas paracaça níquel hell firenoite de Natal.
Gelatina colorida
Essa é uma sobremesa de natal que não tem erro: gelatinas de diversas cores e saborescaça níquel hell firecubos e misturadas! Uma favorita das crianças — que se divertem com as cores — e dos adultos, ela é uma sobremesa natalina comumcaça níquel hell firealgumas casas pelo Brasil.
Publicidade
As diferentes montagens da gelatina colorida —caça níquel hell firecamadas, no copo ou na travessa — também permitem que essa receita ganhe novas versões, mesmo sem alterar nada nos ingredientes.
Pudim
O pudim é a sobremesa de Natal — e de outras épocas do ano — favorita da maioria das pessoas. Prático e rápido,caça níquel hell firetextura macia junto com a calda doce conquistam qualquer paladar — até mesmo os mais exigentes.
O pudim é uma receita prática de fazer e que leva poucos ingredientes: ovos, leite condensado, leite, baunilha e açúcar batidos e colocadocaça níquel hell fireuma forma, um tempo no forno para cozinhar, uma calda de açúcar colocada por cima e, depois, só deixar na geladeira para esfriar e gelar até que possa ser consumido.
Ou seja, uma receita simples, que pode ser feita no dia anterior para não te atrapalhar enquanto você cozinha o restante da ceia. E as variações são inúmeras: existe o pudim de chocolate branco, o de nozes, o de chocolate com morango, que vai impressionar e divertir quem participar da ceia e até mesmo o bolo-pudim, que, como o próprio nome diz, é um bolo com pudim.
Doce na taça pode se referir a qualquer doce que seja servidocaça níquel hell fireuma taça. E isso abre o caminho para todas as invenções possíveis de sobremesa de natal!
Mousse de chocolate, de limão, creme de pêssego, doce de abacaxi, cocada, salada de frutas e até mesmo pavê de limão são opções de sobremesa na taça para agradar toda a família.
Só se lembre de fazer mais de uma taça para cada pessoa, porque vai ser impossível não repetir os doces deliciosos que serão feitos.
Bolo
Publicidade
Todo mundo gosta de um bolo! E isso não é diferente no Natal, onde os bolos podem ganhar sabores e decorações natalinas, ficando ainda mais especiais para a ocasião.
A graça do bolo no Natal é que ele tem diferentes versões pelo mundo: no Reino Unido, ele é o Christmas Pudding, que leva uva-passa, cenoura e nozes; na Alemanha, é o Stollen, um bolo amanteigado que leva frutas cristalizadas e amêndoas; no Brasil, temos o Bolo de Reis, uma tradição de origem católica, que leva ameixa, damasco, nozes, uva-passa, cerejas e raspas de laranja.
Os bolos de natal podem ter uma série de sabores, como chocolate com café e frutas secas. Além disso, vale a pena investir na decoração para deixar a mesa ainda mais bonita.
Torta doce
Torta de limão, morango, nozes, pêssego… E não podemos nos esquecer da torta holandesa, um clássico que, apesar do nome, é 100% brasileiro. Existe uma infinidade de sabores diferentes de tortas que são uma ótima opção de sobremesa de natal!
Publicidade
O ponto da torta é que ela tem diversas variedades de receitas, com diferentes recheios e base. É possível fazer uma torta doce usando massa podre como base, usando bolachas trituradas e até mesmo bolo. De recheio, ricota, castanhas ou o que estiver na mente de quem prepara a sobremesa.
Rabanada
Assim como o panetone e o chocotone, é mais comum encontrarmos a rabanada na época de Natal, já que ela é um prato típico da data. Por isso, ela é uma das sobremesas favoritas de Natal!
E ela é fácil de fazer: pão, ovos, açúcar, canela e leite são os principais ingredientes da versão tradicional dessa receita, que ganhou variações e recheios, como doce de leite, ao longo dos anos.
Fácil, delicioso e versátil: essas são apenas algumas das características do manjar, um doce tradicional do Brasil que faz parte de muitas ceias de Natal.
Apesar da versão mais comum ser a de manjar de coco com calda de ameixa, a versatilidade desse doce faz com que ele possa ganhar diversas receitas irresistíveis, como o manjar de abacaxi, de prestígio e de Nutella.
Sagu
O sagu é uma opção sem glúten para quem precisa evitar isso na ceia de Natal. Ele têm como base essa "massinha" feita de farinha fina de mandioca que, depois de cozida e saborizada, se torna cremosa e deliciosa.
Entre as opções disponíveis de receita de sagu estão a gelatina de sagu, mais conhecida por todos, mas também o bolo de sagu e o sagu com creme — onde ele ganha o formato de uma torta.
Publicidade
Panetone
Dessa lista, o panetone é, sem dúvidas, o mais difícil de ser feito: exige tempo de fermentação, de descanso da massa, de resfriamento após ter sido assado e muito mais etapas que tornam essa uma receita pouco prática para quem busca facilidade na ceia de Natal.
Porém, se você quer surpreender a todos e trazer um panetone diferente para a ceia, você pode rechear um panetone comprado! Com mousse, cerejas, chocolate, sorvete e até mesmo fazendo o naked panetone, é possível variar esse prato tradicional de Natal!
No Degusta, você encontra mais sobremesas de Natal para se deliciar e surpreender a todos na ceia! Confira tudo aqui!