boleto sportingbet-Veja 12 transtornos mentais ligados ao excesso de tecnologia: 'É quase uma pandemia silenciosa'
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Brasil já ocupa a 2ª posição mundialboleto sportingbettempo de tela do mundo; estudo da USP mapeou os transtornos causados pelo vícioboleto sportingbettecnologia
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Um grupo de psiquiatras liderado pela psiquiatra e professora da Universidade Federal de São Paulo (USP), Carmita Abdo, com o apoio do Laboratório Cristália, lançou um estudo sobre “O Impacto da Tecnologia na Saúde Mental”. Os estudiosos mapearam 12 transtornos mentais causados pelo uso abusivo da tecnologia.
O estudo faz parte da campanha “Cancele o estigma, não as pessoas”, criada há três anos, logo após a pandemia, para conscientizar as pessoas sobre temas críticos relacionados à saúde mental.
De acordo com os dados levantados, o Brasil já ocupa a 2ª posição mundialboleto sportingbettempo de tela do mundo, com cerca de 56% do tempo gastoboleto sportingbetatividades cibernéticas, como utilização de redes sociais, buscadores ou apenas trabalhoboleto sportingbetfrente ao computador.
“Torna-se urgente prestar atenção nos novos comportamentos gerados pelo uso abusivo da tecnologia, pois há cada vez mais pessoasboleto sportingbetum ciclo vicioso que intensifica transtornos já bem conhecidos, como a depressão, a ansiedade e a compulsão”, comenta Carmita Abdo.
De acordo com levantamento da Eletronics HUB, website especializadoboleto sportingbetinformações sobre tecnologia, das 9h por dia que os brasileiros gastamboleto sportingbetfrente às telas, 4h são destinadas a navegarboleto sportingbetplataformas de mídias sociais como Instagram e Facebook.
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O vícioboleto sportingbetredes sociais já produziu cyber comportamentos como o FOMO (Fear of Missing Out), que pode ser traduzido como o medo de não conseguir acompanhar as atualizações. Outro exemplo é a Depressão do Facebook, causada por interações sociais (ou a falta delas) por meio das redes. “Nunca buscamos tanta felicidade e nunca produzimos tanta tristeza. É quase uma pandemia silenciosa”, ressalta Carmita.
Conheça os 12 comportamentos mapeados pelo estudo:
Gaming Disorder
Condição reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que afeta indivíduos que excedem o uso dos games, sejam estes pelo celular, computador ou videogame.
Fomo (Fear Of Missing Out)
Medo de não conseguir acompanhar as atualizações nas mídias sociais.
Nomofobia (No Mobile Fobia)
Refere-se ao medo extremo ou ansiedade de ficar sem o celular ou estar desconectado da tecnologia.
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Selfitis
Obsessão de tirar selfies constantemente e compartilhá-las nas redes sociais, que pode ser considerado como um comportamento compulsivo.
Phubbing
A prática de ignorar a companhia de outras pessoasboleto sportingbetfavor do uso do celular, prejudicando a interação social presencial.
Vícioboleto sportingbetTecnologia ou Dependência Digital
Caracteriza-se pelo uso excessivo e compulsivo de dispositivos eletrônicos e tecnologia, afetando negativamente a vida diária e a saúde mental.
Síndrome do Texto Fantasma
A angústia de não receber resposta após enviar uma mensagem de texto ou ser ignorado, gerando ansiedade e insegurança nas relações virtuais.
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Cyberchondria
Tendência de pesquisar sintomas de doenças na internet, levando a uma interpretação exagerada e ansiosa dos resultados.
Fadiga de Decisão Digital
Cansaço e a sobrecarga mental causada por ter que tomar constantes decisões relacionadas ao uso da tecnologia e às interações online.
Náusea Digital
Desorientação/vertigem causada pelo excesso de interação com ambientes digitais.
Toque Fantasma
Sensação de ouvir/sentir toques ou vibrações de celular quando o mesmo não está presente, está no silencioso ou não recebeu notificações.
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Depressão Do Facebook
Depressão causada por interações sociais (ou a falta) através das redes.