download aplicativo betano de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A apresentadora Ana Furtado e a atriz Patrícia Pillar são duas personalidades que venceram a batalha contra o câncer de mama. Neste mês, o mundo se une para falar sobre o Outubro Rosa, campanha que conscientiza o público feminino sobre a doença e a importância da detecção precoce. É um movimento que traz informações acerca dos fatores de risco, métodos de prevenção e a relevância de exames regulares, como a mamografia.
Além disso, também busca desestigmatizar o problema e apoiar aquelas que estão enfrentando o tratamento. A oncologista Maria Cristina Figueroa Magalhães (CRM-PR 22.643 e RQE 19.751) ressalta que o autoexame das mamas é uma prática importante, mas não deve ser visto como a única forma de detecção precoce, pois se trata de um complemento da mamografia, que é mais eficaz. "O câncer de mama se desenvolve a partir de células mamárias que crescem descontroladamente, formando um tumor.
PublicidadeFatores de risco incluem idade, histórico familiar de câncer de mama, mutação genética (BRCA1 e BRCA2), primeira menstruação precoce e/ou menopausa tardia (longa exposição hormonal), nunca ter engravidado, exposição à radiação (radioterapia enquantodownload aplicativo betanoidade jovem), obesidade, consumo excessivo de álcool e inatividade física", aponta.
Ela lembra também que as diretrizes das Sociedades Brasileira de Oncologia Clínica e Médica de Mastologia recomendam que mulheres a partir de 40 anos façam mamografias regulares, além de estarem atentas a qualquer alteração nas mamas. Maria Cristina conta que existem estudos indicando um aumento expressivo da doençadownload aplicativo betanomulheres mais jovens.
Contudo, pelo Ministério da Saúde, o indicado é que as mamografias sejam feitas a partir dos 50 anos e de forma bianual. A oncologista reforça, no entanto, a existência de uma lei no país que permite às mulheres a realização da mamografia aos 40 anos.
Descobrindo nódulos e tratamento
Publicidade