jogo do foguete estrela bet-Coronavírus: Argentina inicia operação para expulsar estrangeiros que não cumprem quarentena
jogo do foguete estrela bet
Fontes do Ministério do Interior afirmaram à BBC News Brasil que, até domingo (15), 270 turistas, a maioria europeus, tinham sido 'expulsos' do país sul-americano.
Marcia Carmo - De Buenos Aires para a BBC News Brasil
jogo do foguete estrela bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Na tentativa de evitar a propagação do novo coronavírus no país, o governo argentino iniciou uma operação policial especial, batendo à porta dos hotéis no território nacional, para expulsar os turistas estrangeiros que não estejam cumprindo a quarentena de 14 dias depois de chegarem da Europa, dos Estados Unidos, da China e de outros lugares com altos índices de contaminação.
Com a presença de autoridades do Ministério do Interior, da Direção de Migração e da Polícia Federal, são feitas ligações para os quartos dos hóspedes e, caso não estejam cumprindo a quarentena, eles devem deixar o país.
Assessores do Ministério do Interior disseram à BBC News Brasil, nesta segunda-feira (16/03), que até domingo 270 turistas, na maioria europeus, tinham sido "expulsos" da Argentina.
No fim da tarde desta segunda-feira, o governo argentino decidiu passar a exigir a quarentena também para os argentinos que chegam do Brasil e do Chile. O Brasil tinha 234 casos confirmados e o Chile, que como a Argentina anunciou o fechamento de suas fronteiras, 155 casos positivos da doença.
"Os casos aumentaram nos dois países, no Brasil e no Chile, nos últimos dias e por isso foi decidido que os argentinos que chegam destes destinos também passem a fazer quarentena", argumentou um assessor do Ministério do Interior.
Ele acrescentou que essa é uma medida preventiva que vale para os argentinos já que, oficialmente, as fronteiras foram fechadas a partir desta segunda-feira para não argentinos que não tenham residência no país. Os turistas expulsos, segundo o governo, não apresentaram sintomas da doença.
Publicidade
jogo do foguete estrela bet
Pacote de medidas
A expulsão dos turistas estrangeiros é uma das medidas "drásticas" que o presidente Alberto Fernández decidiu implementar para tentar frear a escalada do coronavírus na Argentina.
Até esta segunda-feira, a Argentina registrava duas mortes e 56 casos positivos de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Fontes da Presidência disseram que Fernández quer evitar a "repetição" do que aconteceu na Espanha e na Itália, onde, entendem, as medidas de restrição de circulação das pessoas "demoraram" a ser tomadas.
Fernández fez uma série de anúncios no domingo, durante entrevista coletiva, apelando à população para que, dentro do possível, fiquejogo do foguete estrela betsuas casas e suspenda reuniões com muitas pessoas, incluindo jogos de futebol.
O presidente determinou ainda o fechamento das fronteiras do país durante quinze dias até 31 de março, o que impedirá, oficialmente, a chegada dos turistas do Brasil e de outros países a partir desta segunda-feira, segundo fontes do governo e das empresas aéreas.
Publicidade
Apesar de os voos continuarem aparecendo nos sites das companhias aéreas, disseram fontes do governo, eles só estão disponíveis para "trazer os argentinos e residentes e não turistas", disseram.
Num comunicado, a Aerolíneas Argentinas recordou ser a única empresa aérea autorizada pelo governo a transportar os argentinos dos países com os maiores índices de covid-19, como Espanha e Itália, por exemplo.
Um representante da Gol afirmou à BBC News Brasil que a companhia aérea está transportando apenas "argentinos e brasileiros que tenham residência na Argentina" após o fechamento das fronteiras do país.
Num tom que foi elogiado por analistas e consumidores argentinos, o presidente prometeu tomar medidas judiciais contra os que desrespeitarem as normas que está implementando.
Publicidade
"Os que não respeitarem a quarentena serão responsabilizados judicialmente", disse Fernández.
As declarações, feitas após reunião com ministros e infectologistas, incluíram as "medidas drásticas", como ele próprio descreveu, para evitar a propagação do vírus, que chamou de "inimigo invisível".
"Temos que minimizar a circulação do vírus. E adiar, o máximo possível, que ele deixe de ser importado e acabe se transformandojogo do foguete estrela betlocal. Se fizermos as coisas direito, os riscos vão diminuir", disse. Ele disse ainda que a saída do país está autorizada, mas a entrada proibida para aqueles que não sejam argentinos ou residentes.
Escalada de preocupação
A Argentina tem adotado medidas de forma crescente contra o novo coronavírus.
Na quinta-feira (12), najogo do foguete estrela betprimeira rede nacional desde que tomou possejogo do foguete estrela betdezembro passado, Fernández anunciou a suspensão dos voos da Europa, dos Estados Unidos, da China, da Coreia do Sul e do Irã. No domingo, além do fechamento das fronteiras, ele anunciou a suspensão das aulas, mas com os colégios abertos para atender aos alunos que dependam da merenda escolar.
Na segunda-feira, foi a vez das medidas serem ampliadas para os argentinos que chegam do Brasil e do Chile. Mas vários argentinos que estão no exterior e não conseguiram embarcar até a meia-noite de domingo deram entrevistas às emissoras locais de televisão pedindo ajuda para retornar ao país. Isso porque,jogo do foguete estrela betalguns casos, as companhias aéreas estrangeiras suspenderam os voos após o anúncio do presidente.
Publicidade
A situação de incertezas e o temor do coronavírus provocaram filas de argentinos tentando cancelar suas viagensjogo do foguete estrela betfrente às agências de turismo e escritórios das companhias aéreas, como os da Latam, no bairro de Palermo,jogo do foguete estrela betBuenos Aires.
No fim de semana, viralizou um vídeo mostrando a reação de um argentino, que resistiu com socos e pontapés contra um agente de segurança que tentou obrigá-lo a cumprir a quarentena após chegar dos Estados Unidos. Fernández se referiu indiretamente ao caso, falandojogo do foguete estrela bet"irresponsáveis" e "loucos".
No caso do governo da cidade, o telefone para ligações gratuitas passou a ser inundado com telefonemas dos que denunciam os que chegaram de viagem e não estão cumprindo a quarentena exigida. Teriam sido mais de 15 mil ligações somente no fim de semana, segundo a imprensa local.
Comojogo do foguete estrela betoutros países, teatros, museus e casas de espetáculos informaram que fecham suas portas pelo menos até o dia 25 de março.
Ao mesmo tempo, as prateleiras de alguns supermercados apresentavam a falta de determinados produtos, principalmente os de limpeza, como água sanitária, e já não se encontra álcooljogo do foguete estrela betgel nas farmácias ou mercados. Mas apesar deste cenário, muitos argentinos tinham decidido trabalhar embarcandojogo do foguete estrela bettrens lotados logo cedo, nesta segunda-feira.
Publicidade
"Muita gente não pode deixar de trabalhar, vive do que trabalha e ganha diariamente. Como é que faz quem não tem salário? Não pode deixar de trabalhar. O medo não é do coronavirus, mas de perder o trabalho", disse um apresentador da TV América, de Buenos Aires.
Procurados pela BBC News Brasil, o Itamaraty não tinha respondido email perguntado sobre o caso de possíveis brasileiros que tenham sido impedidos de embarcar para a Argentina, após o anúncio do fechamento das fronteiras. Os hotéis Sheraton e Hilton também não responderam sobre os passageiros que teriam sido expulsos de suas instalações por não cumprimento da quarentena.
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.