slot rico truco de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A apresentadora Giovanna Ewbank chorou durante seu podcast "Quem Pod, Pod", que compartilha com a atriz Fernanda Paes Leme, ao contar sobre a descoberta de uma síndromeslot rico trucoBless, seu filho. O pequeno, de 8 anos, foi diagnosticado com Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), que inclui sintomas como audição, tato e faro hipersensíveis ou hiposensíveis. Os sinais da condição surgem ainda na infância.
"Ele ouve mais do que nós todos, sente mais o tato que nós todos, sente mais cheiro", contou Ewbank. A apresentadora afirmou que atitudes como não se sentir confortávelslot rico trucopisar na grama, se incomodar com o cheiro de cebolas e ouvir moscas de maneira mais alta mesmo distantes inicialmente a fizeram acreditar que se tratava de "frescura". Ela também achou que pudesse ser algum grau de autismo, mas, na verdade, Bless sofre de um transtorno sensorial.
PublicidadeO que é o Transtorno do Processamento Sensorial
De acordo com a psicóloga cognitivo comportamental, Rejane Sbrissa, o TPS é uma condição neurofisiológicaslot rico trucoque o cérebro e o sistema nervoso tem dificuldadeslot rico trucoentender e processar os estímulos do ambiente e os sentidos. "A entrada sensorial do ambiente ou do corpo é mal detectada ou mal interpretada, assim a criança tem dificuldadeslot rico trucodetectar o calor ou o frio, dores, fome, cansaço, sons, cheiros ,luzes, complicando simples tarefas do dia a dia", explica. Ela aponta que não há uma causa exata, mas especialistas acreditam que o transtorno sensorial tem um forte componente genético.
Dentro do transtorno sensorial há casos de hipo e de hipersensibilidade. "Na hipossensibilidade a criança precisa de maior esforço para sentir os estímulos. Então muitas vezes são bem agitadas, bagunceiras, barulhentas, mordem objetos e cheiram tudo que encontram para sentir os estímulos. Já na hipersensibilidade ela percebe os estímulos com muita facilidade, até mesmo se sentindo incomodada com um tecido de suas roupas, sendo necessário ver opções sem costura, tirar etiquetas, ver tecidos que a criança suporta melhor. As luzes e as cores ficam mais brilhantes, exacerbadas, os sons mais intensos e os odores mais fortes", relata a psicóloga.
Essas sensações táteis profundas acabam atrapalhando a rotina da criança, que pode se incomodar muito com barulhos, certos alimentos, texturas e serem tocados. "Estas crianças também têm dificuldade com mudanças de ambientes, de casa, e para passar de uma atividade para outra", acrescenta a especialista.
Diagnóstico
Para diagnosticar o transtorno sensorial o médico vai conversar com os pais para saber sobre as dificuldades e medos da criança. Neste momento, é importante observar seus comportamentos e reclamações. "O pediatra vai averiguar as sensibilidades, dor, toque, cheiro, sabores, barulhos", detalha Rejane. A psicóloga alerta que quem é diagnosticado com TPS acaba sofrendo com problemas emocionais e sociais, que impactam no aprendizado da criança. Ela pode ter dificuldadesslot rico trucose relacionar e fazer parte de um grupo. Há casos, aliás,slot rico trucoque o paciente começa a sofrer com depressão, agressividade e ansiedade.
Publicidade