Fabiana Justus e Isabel Veloso foram diagnosticadas respectivamente com leucemia e linfoma de Hodgkin e passaram por tratamento de câncer que tiveram como efeito colateral a mucosite, inflamação e ulceração dolorosa que afetam o trato gastrointestinal.
wazdan rtp de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
As influenciadoras digitais Fabiana Justus e Isabel Veloso usaram seus perfis nas redes sociais nos últimos dias para compartilhar um efeito colateral comum a quem passar por tratamento de câncer: a mucosite.
A filha mais velha de Roberto Justus foi diagnosticada com leucemia, enquanto Isabel Veloso recebeu o diagnóstico de um linfoma de Hodgkin. As duas foram submetidas a transplantes de medula óssea.
Publicidade"Esses dias têm sido bem difíceis. Mas tudo parte do tratamento. A famosa 'mucosite'. Quem já passou sabe como é difícil. É um efeito colateral das quimioterapias pré-transplante. E, como agora minha medula zera para que a nova possa pegar, minha imunidade também está zerada", disse Fabianawazdan rtpseu Instagram.
Em conversa com o Terra, o cirurgião dentista Adriano Rafael conta que a mucosite é uma inflamação e ulceração dolorosa que ocorre nas membranas mucosas do trato gastrointestinal, frequentemente observadawazdan rtppacientes submetidos a tratamentos oncológicos como quimioterapia e radioterapia.
As causas incluem os danos diretos às células mucosas pelos tratamentos e podem ser exacerbadas por fatores como má higiene bucal, uso de tabaco e álcool, além de desidratação.
Sintomas
Os sintomas da mucosite oral incluem:
Publicidade