vitoria x figueirense palpite de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
RIO - O Ministério da Saúde vetou a indicação do nome da pesquisadora da USP Deisy Ventura para integrar o comitê que atualizará o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), um dos mais importantes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em nota, o ministério limitou-se a afirmar que "foi consultado sobre a indicação da profissional e considerou que não era o perfil adequado para a função".
Deisy Ventura é professora titular de ética da Faculdade de Saúde Pública da USP. Lá, coordena o programa de pós-graduaçãovitoria x figueirense palpitesaúde global e sustentabilidade. Também é professora do programa de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da USP. Teve forte atuação pública durante a pandemia de covid-19.
PublicidadeA especialista é coordenadora do único grupo de trabalho do País sobre reforma do RSI. É formado por profissionais da USP e da Fiocruz.
O principal objetivo do comitê da OMS é oferecer conselhos técnicos ao diretor-geral da entidade,vitoria x figueirense palpitecaso de "emergência de saúde pública de interesse internacional". O comitê inicia os trabalhos já na semana que vem.
Pelo menos três entidades ligadas à ciência e à saúde pública criticaram a decisão do Ministério da Saúde. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Faculdade de Saúde Pública da USP e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) acusaram o governo de agir na contramão dos interesses do País.
"Ao se opor ao nome da pesquisadora sem apresentar explicações, o Ministério da Saúde age de forma puramente ideológica enquanto a OMS busca escolher entre as personalidades mais qualificadas porvitoria x figueirense palpitecompetência técnica", sustenta a nota da SBPC e da Abrasco.
Publicidade