qual é o site da betano de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O Brasil registrou, de janeiro até a primeira semana de setembro de 2024, 1.015 casos confirmados ou prováveis de mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos), segundo o mais recente informe semanal do Ministério da Saúde. O número já supera os 853 contabilizados ao longo de todo o ano passado, evidenciando uma crescente disseminação da doença. Além dos casos confirmados, o país ainda investiga 426 notificações suspeitas, o que mantém as autoridades de saúdequal é o site da betanoalerta.
A mpox não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) formalmente, mas pode ser transmitidaqual é o site da betanocontextos de contato sexual. "A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com as lesões da pele, fluídos corporais ou superfícies contaminadas. Isso pode incluir relações sexuais, mas a transmissão também pode acontecer por contato não sexual, como o compartilhamento de objetos pessoais", explica a Dra. Stefânia Bazanelli Prebianchi, infectologista do Centro de Excelênciaqual é o site da betanoMedicina (CEM), de São Paulo.
PublicidadeEsse detalhe é importante porque a mpox tem sido observadaqual é o site da betanoalgumas populaçõesqual é o site da betanoque a proximidade física, inclusivequal é o site da betanointerações sexuais, favorece a disseminação. "Embora não seja uma IST, o fato de a mpox ser transmitida por contato próximo explicaqual é o site da betanorelação com situações de intimidade física", completa a especialista.
Sintomas da mpox
Conforme explica a médica, antes de as lesões de pele aparecerem, o indivíduo pode ter sintomas inespecíficos como febre, calafrios, dores no corpo, indisposição, dor de cabeça e de garganta. "Quando as lesões cutâneas aparecem, elas podem se parecer com uma espinha/úlceraqual é o site da betanodiversas partes do corpo (e não sóqual é o site da betanoáreas de genitais) e, após alguns dias/semanas, evoluir para crostas", afirma.
Segundo a Dra. Stefânia Bazanelli Prebianchi, a maioria dos casos da doença não é grave, mas requer atenção devido ao risco de complicaçõesqual é o site da betanogrupos mais vulneráveis.
Faixa etária e regiões mais afetadas
A faixa etária mais afetada continua sendo a de homens entre 18 e 39 anos, que representam mais de 70% dos casos confirmados. No entanto, o Ministério da Saúde alerta que há registros de infecçãoqual é o site da betanocrianças de 0 a 4 anos, um fator que aumenta a preocupação das autoridades quanto à vigilância e medidas preventivasqual é o site da betanoespaços públicos e familiares.
Publicidade