Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

bet365i-Vice-líder do governo defende 'direita racional'

bet365i

"Os malucos que falam pela direita nem de direita são", afirmou a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS)
10 jan 2022 - 17h08
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Vice-líder do governo no Congresso e crítica da gestão Jair Bolsonaro, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) tem batido na tecla de que é preciso construir uma "direita racional". Ao Estadão/Broadcast Político, a parlamentar defendeu limites à liberdade de expressão, um Estado laico e uma direita sem extremistas - classificados por ela como "kamikazes". A postura tem lhe rendido apoio, mas também xingamentos, ataques e ameaças virtuais. "Não sou uma bajuladora de mandato. Não serei jamais", afirma.    

Aos 48 anos, a advogada e empresária estreou na políticabet365i2018, na onda bolsonarista, mas não promete apoio à reeleição do presidente. "Se ele estiver do lado das (nossas) bandeiras, de repente eu estarei (com ele). Eu sou fiel aos princípios. Se ele não é, ele é que não estará ao nosso lado", diz.

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), vice-líder do governo
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), vice-líder do governo
Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

O tom crítico a Bolsonaro não foi impeditivo para que ela assumisse uma das vice-lideranças do governo no Congresso. Seu papel (junto a um time de outros 16 vice-líderes, entre deputados e senadores) é fazer articulações políticas designadas pelo líder Eduardo Gomes (MDB-TO) e acompanhar assuntos de interesse do Palácio do Planalto para votações no Congresso. Na prática, os vices são auxiliares do líder.

Confira os principais trechos da entrevista:

O que é "direita racional"?

Nós fomos eleitos (em 2018) levando a bandeira da direita, que estava adormecida e emergiu. Mas misturaram os assuntos. Eu comecei a perceber esses "gaps" na compreensão, coisas esdrúxulas. Eu tenho faladobet365idireita responsável porque a gente está vendo que ficou pejorativo ser de direita. Um monte de gente não sabe o que é ser de direita, não sabe quais são as bandeiras que nós carregamos, não age dentro de uma economia liberal que era a nossa maior proposta. Se somos Estado mínimo, o que a sexualidade das pessoas tem a ver com o Estado? Esses malucos que falam pela direita, para mim, nem de direita são.

Quais coisas esdrúxulas?

Não é uma pauta racional e de democracia essas questões de fechar o STF, atacar os Poderes. Nós vivemos num Estado laico. Eu sou religiosa, mas isso é coisa minha, particular.

Ainda apoia o presidente?

Nas bandeiras às quais ele se mantém fiel, sim. Eu sou fiel às bandeiras da direita de verdade, como Estado mínimo, liberdade econômica, até mesmo a bandeira armamentista. Mas, acima de tudo, defendo a bandeira anticorrupção, que foi deixada de lado. A fidelidade tem que ser aos princípios e às bandeiras. Foi com isso que eu me comprometi e foi com isso que lá na campanha nós nos unimos. Essa 'direta kamikaze' se autodestrói.

Após criticar o blogueiro Otávio Fakhoury na CPI da Covid, a senhora foi atacada nas redes sociais.

Eu não quero ser confundida com essas pessoas, quero ter uma conduta equilibrada e firme. Eu falo o que eu tenho que falar. Não vou na onda, só porque eu sou vice-líder do governo no Congresso. Não tenho apego nenhum a esses crachás e voto do jeito que eu quero. Eu não sou uma bajuladora de mandato. Não serei jamais.

Bolsonaristas a atacam por ser dona de motéis.

Não são liberais na economia? Eu pago imposto, eu emprego, inclusive presidiárias. Minha atividade é legal. Os liberais da economia me criticam e querem usar (isso) contra mim. E aí também entra outra questão: o que é liberdade de expressão? Quer dizer que se eu tenho liberdade de expressão - e ainda tenho imunidade parlamentar - posso te xingar à vontade? Venha com uma atitude que soma. Essa não é solução para absolutamente nada.

Como lidou com as críticas durante a CPI da Covid?

Eu mirei no que eu entendo, na minha concepção do que é certo. Teve um dia que eu entrei numa reunião da ala governista e estava o (Eduardo) Pazuello, já não era mais ministro (da Saúde), explicando como ia defender o tratamento precoce. Do jeito que eu cheguei, eu falei: 'É disso que vocês estão falando? Não é possível. Alguém está louco aqui. Alguém está muito fora da casinha'. Ao mesmo tempobet365ique fui atacada, pessoas que não imaginavam que eu tinha esse pensamento começaram a prestar atenção.

É favorável ao orçamento secreto?

É um absurdo, está errado. Nada pode ser secreto.

Apoiará a reeleição de Bolsonaro?

Se ele estiver do lado das bandeiras, de repente eu estarei. Eu sou fiel aos princípios. Se ele não é, ele é que não estará ao nosso lado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estadão
Compartilhar

Fontes de referência

  1. os últimos resultados da quina
  2. jogo que paga pix
  3. tnt sports sky

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade