Oferecimento

jogo do sonic-Apesar de economia estagnada, venda de imóveis cresce

jogo do sonic

Mesmo com desempregojogo do sonicalta e revisões para baixo do crescimento do PIB, setor reduziu estoques e aumentou lançamentos
29 mai 2019 - 04h10
(atualizado às 09h25)

jogo do sonic de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Apesar da paralisia da economia, do desemprego alto e da perspectiva de que o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre tenha sido negativo, o mercado imobiliário aumentou lançamentos e conseguiu vender um número de imóveis residenciais quase 10% maior nos três primeiros meses do ano,jogo do soniccomparação com o mesmo período de 2018, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

Ainda que positivos, os resultados de lançamentos e vendas deixaram uma sensação agridoce no setor - se por um lado, as empresas comemoram o aumento nas vendas, a expectativa era de um início de ano bem melhor. Com a crise entre os Poderes, que impacta no calendário de reformas e reduz a segurança tanto do empresário quanto do consumidor, a impressão é a de que 2019 deve ser um ano de crescimento, masjogo do sonicum ritmo ainda fraco.

Publicidade

De janeiro a março, foram lançadas 14,7 mil unidades residenciais, de acordo com a Cbic, alta de 4,2%jogo do sonicrelação ao primeiro trimestre de 2018. Nesse período, foram vendidos 28,7 mil imóveis, ante 26,1 mil nos três primeiros meses do ano anterior, alta de 9,7%.

Empresas aumentaram o número de lançamentos
Empresas aumentaram o número de lançamentos
Foto: Agência Brasil

"É um resultado positivo que sem dúvida deve ser comemorado, mas, dada a queda que o setor teve durante a recessão, a fraqueza do mercado no ano passado e a esperança de que a eleição reduzisse as incertezas, a expectativa era de que as vendas tivessem crescido pelo menos 15% no período", afirma José Carlos Martins, presidente da entidade. "As construtoras esperavam que, passadas as incertezas de 2018, a agenda de reformas seria tocada com prioridade, a economia embalaria e o primeiro trimestre seria melhor."

Martins diz que a alta nas vendas, de 9,7% nesse período, se deve, sobretudo, a uma demanda por imóveis que está reprimida há cerca de cinco anos. Além da procura tradicional por novos imóveis que ocorre sempre, com o nascimento de filhos, a decisão de um jovem sair da casa dos pais ou de um casal que resolve se casar.

A secretária executiva Aline Martins e o analista de TI Daniel Reynaldo, ambos com 28 anos, são um exemplo disso. Em busca de um imóvel há cerca de um ano e meio, os dois resolveram aproveitar o feirão que uma construtora promoveu no início do ano para tentar financiar um apartamento.

Publicidade

"A crise acabou não afetando o setorjogo do sonicque Daniel trabalha e resolvemos aproveitar a abertura que as construtoras têm dado para negociação. Acabamos conseguindo um desconto de pouco mais de 6% no imóvel, que já está pronto. Também foi fácil conseguir o financiamento com o banco", diz Aline.

Sinal amarelo

Na última segunda-feira, o Boletim Focus, do Banco Central, apontava que a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 havia sido rebaixada pela 13.ª vez seguida, indo para 1,23%. Em janeiro, analistas chegaram a projetar o PIBjogo do sonic2,57%. A reversão de expectativas, com o baixo desempenho da indústria, do setor de serviços e do comércio, acenderam um sinal amarelo no setor imobiliário.

Depois do primeiro turno da eleição e quando o segundo já se consolidava, o mercado imobiliário começou a melhorar, diz Antonio Setin, presidente da incorporadora que leva seu sobrenome. "De novembro a fevereiro, foi excepcional para vendas, com redução do estoque e aumento dos lançamentos. A partir de março, o mercado deu uma patinada, reflexo imediato da falta de articulaçãojogo do sonicBrasília. O início do segundo trimestre está mais frio."

Ainda assim, ele estima que a empresa lance mais empreendimentos este ano do que nojogo do sonic2018, somando R$ 700 milhõesjogo do sonicValor Geral de Vendas (VGV). Esse número mostra por quanto a incorporadora projeta vender todos os imóveis de um novo empreendimento.

Publicidade

"Nós - e boa parte do mercado - estamos otimistas, mas é um otimismo com cautela. Não dá para sair lançando empreendimentos, como se o mundo estivesse cor-de-rosa, porque não está. A esperança que eu tinha de que 2018 seria melhor e que já tinha adiado para 2019, agora joguei para 2020.", diz Setin.

"É muito raro uma pessoa comprar um imóvel sem tomar crédito. Para pedir um financiamento, o comprador precisa ter confiança de que o futuro será bom.", diz Vinícius Mastrorosa, diretor da Even. Apesar de um primeiro trimestre abaixo do esperado, a empresa também deve lançar mais este ano.

Ele diz que, com o avanço da agenda de reformas, como a da Previdência e tributária, a economia deve dar sinais mais claros de recuperação, que tendem a se refletir no setor.

São Paulo

Mais dinâmico, o mercado paulistano teve resultados melhores do que o restante do País no primeiro trimestre. Dados do Secovi-SP, que reúne empresas do setor, mostram que foram vendidas 6,79 mil unidades de janeiro a março - alta de 17% ante o mesmo período de 2018. Os lançamentos, porjogo do sonicvez, cresceram 21%.

Publicidade

"O mercado de São Paulo conheceu o fundo do poçojogo do sonic2016 e agora tem números positivos para mostrar. De janeiro a abril, já empregamos mais gente do quejogo do sonictodo o ano de 2018. Se as reformas caminharem, a melhora do mercado será sentida mais rapidamente", diz Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.

"De janeiro a abril, dobramos o número de imóveis vendidosjogo do sonicrelação a 2018. A expectativa era triplicarmos, mas foi um resultado expressivo", diz Marcos Bigucci, da construtora MBigucci, que atuajogo do sonicSão Paulo e no ABC Paulista. "O começo do ano não foi como o esperado, mas estamos no caminho."

Veja também

Intraday: manifestações animam mercado por aprovação da reforma da Previdência
Video Player

Fontes de referência

  1. site de aposta casino
  2. goalmap novibet
  3. blaze foguetinho

    1. TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações