roleta da amizade-8 dicas para reduzir o tempo de tela das crianças nas férias

roleta da amizade

Especialista ensina como proporcionar momentos de qualidade longe do mundo digital
18 dez 2024 - 12h12

roleta da amizade de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Com as férias escolares chegando, é comum que as crianças passem mais temporoleta da amizadefrente às telas, seja no celular, tablet, videogame ou TV. Esse excesso, no entanto, pode afetar a saúde física e mental dos pequenos, além de limitar o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas. Para evitar essa situação, é essencial que os pais encontrem alternativas atrativas e saudáveis que estimulem outras formas de entretenimento.

Atividades lúdicas e esportivas são ótimas opções para envolver os pequenos
Atividades lúdicas e esportivas são ótimas opções para envolver os pequenos
Foto: Ground Picture | Shutterstock / Portal EdiCase

"Sem a dependência dos aparelhos móveis, as crianças aprendem a criar suas próprias diversões e a gerenciar a hora livre. E as atividades off-line, como brincadeiras ou esportes, ajudam a lidar melhor com frustrações e dificuldades, além de reduzir a dependência de estímulos rápidos", explica a psicopedagoga e escritora Paula Furtado.

Publicidade

Com paciência e consistência na abordagem, é possível envolvê-lasroleta da amizadeatividades prazerosas sem a internet. A especialista lista algumas delas. Confira!

1. Passeios e atividades ao ar livre

Passeios como trilhas, caminhadasroleta da amizadeparques ou visitas a reservas naturais são ótimas atividades para as crianças. Estar na natureza, por exemplo, é divertido e ótimo para o bem-estar físico e mental dos pequenos.

2. Caça ao tesouro

Para essa brincadeira, crie pistas espalhadas ao longo, por exemplo, de um percurso ao ar livre. A atividade gera um incentivo para que os pequenos observarem a natureza, além de ser uma atividade que trabalha habilidades lógicas com enigmas.

3. Incentive brincadeiras tradicionais

Procure incluir na rotina dos pequenos brincadeiras tradicionais, como esconde-esconde ou pega-pega. Isso estimula a coordenação motora e a velocidade.

Publicidade

4. Construção de brinquedos

Uma ótima sugestão é construir objetos com materiais recicláveis. As crianças costumam participar mais ativamente quando o preparo do jogo ou do brinquedo é confeccionado por eles. O preparo envolve muitas habilidades cognitivas e motoras e estimula a criatividade.

Plantar árvores é um ótimo atrativo para crianças
Foto: Max kegfire | Shutterstock / Portal EdiCase

5. Plantar árvores

Cuidar de um jardim ou fazer uma limpeza de um espaço natural estimula também o respeito à natureza. Algo que seja novidade costuma ser um bom atrativo para as crianças.

6. Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças

Esses jogos podem ser uma ótima maneira de socializar com a família e os amigos, ao mesmo temporoleta da amizadeque estimulam o raciocínio, resolução de problemas, leitura, interpretação, atenção, ritmo etc.

7. Preparem receitas juntos

Envolva as crianças no preparo de receitas simples, como brigadeiros, pipocas, biscoitos, sanduíches ou pizzas. Utilizar receitas ajuda a trabalhar leitura, interpretação, fração e organização para construir ótimas memórias afetivas.

Publicidade

8. Crie um "momento para leitura" 

O "era uma vez" é um momento mágico de conexão entre o leitor e o ouvinte, e os contos são terapêuticos, porque apresentam um mundo de possibilidades na jornada do herói. Vale a dica do "O grande livro das brincadeiras com a Turma da Mônica", de autoria da Paula Furtado, com sugestões para brinquedos e brincadeiras.

Por Elenice Costola 


Fontes de referência

  1. bullsbet grupo whatsapp
  2. jogar na lotofacil on line
  3. betano app para iphone

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se