Resumo
Municípios brasileiros criaram o chamado 'Disque-árvore' para incentivar moradores a plantarem árvores na própria cidade, melhorando assim a arborização urbana e estimulando a preservação do meio ambiente. O serviço é gratuito e pode ser solicitado pelos canais oficiais das prefeituras.
cs bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Já pensoucs betpedir uma árvore tão fácil quanto comprar comida por delivery ou solicitar um carro por aplicativo? Em algumas cidades do Brasil, isso é uma realidade. Com o objetivo de melhorar a arborização urbana e estimular a preservação ambiental, municípios como Goiânia,cs betGoiás, e Salvador, na Bahia, criaram uma espécie de disque-árvore. Porém, apesar de pouco conhecida, a proposta não é novidade.
A iniciativa assumida pelas secretarias municipais de meio ambiente e sustentabilidade é simples. Através de um canal oficial de comunicação, os moradores podem solicitar que uma equipe da prefeitura plante uma muda de árvore próximo ou até mesmocs betfrente àcs betresidência.
Tanta facilidade e praticidade são intencionais. Ao mirar um processo simples e de poucas etapas, os disque-árvores adotados por municípios brasileiros acertam no estímulo aos cidadãoscs bettornar as áreas urbanas mais verdes.
Como funciona?
Cada vez mais cinzas e banhadas de concreto, muitas cidades brasileiras carecem de arborização. A necessidade é cada vez mais sentida à medida que as ondas de calor estão ainda mais frequentes no País. No entanto, com uma ligação ou uma mensagem de texto, os moradores de algumas cidades brasileiras podem ajudar a aliviar o problema que impacta na qualidade de vida.
Na maioria dos locais que adotaram a iniciativa, o passo a passo é basicamente o mesmo e inclui apenas um contato. Em Goiânia, por exemplo, basta escrever para o número oficial de WhatsApp da Prefeitura e solicitar o plantio gratuito de mudas nativas do Cerradocs betcalçadas ou residências da capital.
O cidadão só vai precisar enviar dados pessoais e fotos decs betcalçada para que os técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) avaliem as condições do local e o melhor tipo de muda a ser plantada. A entrega, claro, é por conta do município. O processo é igual ao adotado por Salvador, na Bahia e algumas cidades do estado de São Paulo como Botucatu, Cerquilho e Ibirarema.
Jács betuma cidade do Agreste pernambucano, o passo a passo é distinto. Se um cidadão quiser solicitar o plantio de árvorescs betCaruaru, ele precisa comparecer pessoalmente à Sementeira Chico Mendes, localizada no Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro, para retirar as mudas de forma gratuita.
Diferente de outros municípios, a plantação fica por conta do cidadão. A única restrição da Prefeitura de Caruaru é quanto à quantidade de mudas retiradas. Na Zona Urbana, são permitidas apenas duas entregas por CPF. Já na Zona Rural, o número dobra.
Se quiser conferir se alguma outra cidade conta com o serviço de disque-árvore, o ideal é entrarcs betcontato com as secretarias municipais ou procurar o termo nos sites das prefeituras.
O projeto é pouco divulgado, mas na capital de Goiás o disque-árvore foi criadocs bet2021. Passados 3 anos da inauguração, a iniciativa ainda é sucesso. De lá para cá, a Prefeitura de Goiânia já realizou o plantio de 9.407 mudascs betcalçadas. Só nos seis primeiros meses de 2024, foram 784 exemplares, segundo a Amma.
Na cidade de Botucatu,cs betSão Paulo, a proposta impactou significativamente o relatório final da Secretaria Municipal do Verde. Em 2017, um ano antes de ser implantado, a pasta registrou cerca de 3.200 plantações de mudas no município. Em 2018, ano de inauguração do disque-árvore por lá, foram 16.795, sendo 4.899 originadas somente do projeto.
Além dos números animadores, quem levou até prêmio pela proposta foi a primeira capital do Brasil. Intitulada Caravana da Mata Atlântica, a ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) levou o Prêmio Guangzhou de Inovação Urbana realizadocs bet2018, na China.