betboo yeni adres de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O litoral norte de São Paulo e outras regiões do Estado (veja mais abaixo) têm risco de deslizamentos de terra nesta quarta-feira, 4, por conta das fortes chuvas que já atingem a região. Um alerta amarelo, de perigo moderado para movimentos de massa, foi emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) para São Sebastião e Ubatuba. Há, ainda, "alta" possibilidade de alagamentos e enxurradas.
O período de maiores chuvas está começando e deve permanecer até março de 2025. Em 2023, São Sebastião teve mais de 60 mortes por conta da chuva e a Vila Sahy ficou destruída, deixando mais de três mil desabrigadosbetboo yeni adresum dos piores episódios de catástrofe por evento climático do Estado.
PublicidadeEste ano, Ubatuba teve queda de uma ponte e precisou decretar estado de emergência por conta de temporais. Ao menos cinco bairros ficaram isolados devido ao transbordamento de rios, segundo informou o governo de São Paulo na época. Na ocasião, não houve registro de mortes.
O alerta do CEMADEN não tem prazo de vigência e é atualizadobetboo yeni adrestempo real, a partir do monitoramento climático e geológico. A Defesa Civil de São Paulo monitora a situação e informa que São Sebastião, na região de Barra do Una, tem 90 milímetros de chuva acumulados nas últimas 24 horas. Ubatuba, na região de Lagoinha, tem 97 milímetros acumulados. As prefeituras não emitiram comunicados até o momento.
A recomendação padrão da Defesa Civil para casos como este é de que a população fique atenta a possíveis sinais de deslizamentos, como rachaduras nas paredes, quedas de muros e movimentações leves de solo. Se possível, deve-se evitar áreas de risco, comobetboo yeni adresencostas de morros. Em São Sebastião, na Vila Sahy, há sirenes que avisam a população quando é necessária a evacuação de emergência.
Em casos de enchentes e enxurradas, a população deve procurar ficarbetboo yeni adresáreas protegidas e altas, não atravessar enxurradas e abandonar carros que podem ser levados pela água.
Publicidade