bwin real de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
É comum,bwin realdias de celebração, pedirmos aos homenageados para se definirem. Então, aproveitando que hoje é 10 de maio (dia da gastronomia), nada mais justo do que fazermos o mesmo com a gastronomia brasileira. E ninguém mais indicado para falarbwin realnome da estrela do dia do que a criadora do primeiro curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi e membro da academia do The World's 50 Best Restaurants, Rosa Moraes.
O Brasil é um país imenso e muito diversobwin realtodos os aspectos, inclusive quando assunto é comida.
Publicidade"Enquanto tucupi, açaí e cupuaçu fazem parte do dia a dia do Norte; queijos, vinhos e churrascos dão a toada no Sul. Se no Sudeste os hábitos se fizeram à base de canjiquinha, angu com quiabo, curau e quibebe; no Nordeste, o brasileiro se expressabwin realcaranguejada, acarajé, galinha de cabidela. A pluralidade é tão vasta que não dá para falar da nossa gastronomiabwin realuníssono", afirma a profissional.
Em face de tanta riqueza, será que seria possível definir os elementos essenciais da gastronomia brasileira? Rosa afirma que sim. Apesar de toda diversidade, existem três ingredientes sem os quais, provavelmente, a culinária brasileira como conhecemos hoje não existiria. São eles: banana, feijão e mandioca.
Banana
Não dá para falarbwin realbanana no Brasil sem lembrar da grande variedade de tipos disponíveis no país - da terra, prata, ouro, nanica, maçã e outras -, como bem lembra a especialista.
Só isso já justificaria a presença tão marcante da fruta, mas a criatividade do povo, mix de influências ebwin realpresençabwin realtodos os estados fez da banana um ícone nacional e deu origem a incontáveis pratos, tanto doces quanto salgados: Ela vira tudo quanto é doce, torta, pão e bolo, mas também vira tanto massa quanto recheio, às vezes é empanada para acompanhar um prato principal e ainda ousa se deitar in natura, ao lado do arroz com feijão. "A banana está nas fruteiras de cozinhas do Brasil inteiro, nas marmitas do trabalhador, nas lancheiras da criançada, na merenda escolar".
Publicidade