sport x de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico reconhece partes e proteínas do próprio organismo como um objeto estranho. Isto é, ele perde a capacidade de diferenciar o que é próprio do que não é próprio. O quadro leva ao aumento da produção de anticorpos contra suas próprias células, tecidos ou órgãos.
É importante destacar que todo o processo de autoimunidade inicia-se no intestino, e começa com a má alimentação. Isso significa que o que comemos pode ativar ou desativar doenças adormecidassport xnós.
PublicidadeO intestino e a imunidade
"A doença autoimune é uma desordem do sistema imunológico que se inicia na destruição da mucosa do intestino. Ela é causada pela má alimentação, por uma disbiose intestinal, levando a dificuldade do intestino de filtrar e selecionar o que é bom ou ruim para o corpo. É quando o próprio organismo não diferencia as células saudáveis e passa a atacar a si mesmo por uma alteração chamada de mimetismo molecular", detalha o Dr. Aurélio Relíquias, médico clínico geral e pós-graduado em: longevidade, nutrologia, homeostase fisiológica e modulação hormonal.
Nesse sentido, alimentos inflamatórios (como açúcar refinado, doces, sucos processados e refrigerantes); carboidratos (como farinha branca, glúten e óleos de sementes); e alimentos com alto teor de conservantes (como glutamato monossódico) são exemplos de produtos que pioram os sintomas de quase todas as doenças autoimunes conhecidas.
É o caso da artrite reumatoide, psoríase, artrose, lúpus e problemas dermatológicos, como descamação da pele e dermatites auto imunes. Até mesmo alergias inexplicáveis podem se agravar devido à alimentação. Isso ocorresport xcondições como rinite, sinusite, e outras doenças sem causas aparentes.
Basicamente, todos esses alimentos podem aumentar a inflamação no corpo e piorar os sintomas, causando dores, fadiga, cansaço, desânimo, entre outros. Uma dieta saudável e anti-inflamatória é importante para todos, mas pode ser particularmente importante para pessoas com doenças autoimunes.
Publicidade