galera bet é seguro de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O ovo está entre os alimentos preferidos dos atletas e praticantes de musculação. Afinal, cada unidade do alimento tem cerca de 6 gramas de proteína, nutriente que ajuda na reparação e desenvolvimento dos músculos. Mas será que aumentar seu consumo na dieta realmente ajuda a ganhar mais massa muscular?
De acordo com a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, é preciso ter cautela ao consumir grandes quantidades do alimento.
"As recomendações do consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física. Mas, no geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, independentemente da prática de exercícios", alerta a médica.
Qualquer valor acima desse número deve ter acompanhamento de um profissional especializado. Isso porque consumir uma quantidade excessiva de ovos pode trazer riscos à saúde.
"Incluindo alterações no perfil lipídico, já que a gema do ovo é ricagalera bet é segurocolesterol, ganho de peso, devido às calorias do alimento, e alteração da filtração renal por sobrecarga de proteína, podendo levar até mesmo à formação de pedras nos rins", adverte a Dra. Deborah Beranger, endocrinologista, com pós-graduaçãogalera bet é seguroEndocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ).
Isso não quer dizer que você precisa deixar de consumir ovos, pois realmente é um alimento muito ricogalera bet é seguroproteína, bem como de uma grande variedade de vitaminas. Além disso, o alimento é um grande aliado do sistema imunológico.
Publicidade
"A recomendação é que uma pessoa sedentária consuma cerca de 0,8 gramas de proteína por quilo. Já pessoas que buscam hipertrofia e massa muscular podem consumir de 1,2 até, no máximo, 2 gramas de proteína por quilo, dependendo das necessidades individuais", ressalta Deborah.
Segundo ela, além do ovo, é preciso levargalera bet é seguroconsideração os outros alimentos ricosgalera bet é seguroproteína que consumimos ao longo do dia e, quando somados, podem acabar excedendo as recomendações diárias desse nutriente. Afinal, toda dieta deve ser diversificada e não devemos buscar uma única opção como fonte de um nutriente.
Outras opções para aumentar a massa muscular
Felizmente, existem outros alimentos que possuem quantidades iguais e até mesmo superiores de proteínagalera bet é segurocomparação ao ovo, podendo assim servir como alternativas para complementar a dieta. Dentre as opções estão: carnes vermelhas e brancas; peixes; oleaginosas; quinoa; leite e derivados.
A Dra. Deborah Beranger ainda reforça que as proteínas de origem animal, como as carnes vermelhas, peixe e frango, têm maior biodisponibilidade. Isto é, têm melhor absorção pelo organismo.
Publicidade
"Em contrapartida, proteínas de origem vegetal têm uma biodisponibilidade menor,galera bet é seguroabsorção ocorregalera bet é seguromenor quantidade. Dessa forma, pacientes veganos, que não consomem proteínas de origem animal, devem ingerir uma carga maior de alimentos ricosgalera bet é seguroproteínas de origem animal, como nozes, brócolis, amêndoas, quinoa, lentilha, grão-de-bico e aveia", aconselha a endocrinologista.
Por fim, a Dra. Marcella Garcez reforça que o mais importante para quem deseja aumentar o consumo de proteína visando o ganho de massa muscular é procurar um profissional especializado.
"Apenas o médico poderá realizar uma avaliação nutricional, levandogalera bet é seguroconsideração fatores como idade, peso, sexo, altura, histórico familiar de saúde e intensidade da atividade física, para recomendar a quantidade ideal de proteína para o seu organismo e a melhor forma de ingeri-la sem colocargalera bet é segurosaúdegalera bet é segurorisco", finaliza a médica.