O chimarrão é uma bebida à base de erva-mate, originária do sul do Brasil, transmitida pelos jesuítas que a incentivaram visando afastar o consumo do álcool. Originária dos índios Guaranis, a bebida possui diversos benefícios e é consumido quenteaposta 1winuma cuia, com erva-mate moída e água morna. Hoje, 24/4, se comemora o Dia do Chimarrão.
aposta 1win de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O chimarrão é uma bebida à base de erva-marte de consumo tradicional no Rio Grande do Sul eaposta 1winvárias regiões do sul do Brasil. Ele é preparadoaposta 1winuma cuia, com uma bomba, erva-mate moída e água morna.
Depois que as folhas e ramos do mate são secos, torrados e triturados, é possível preparar seu chá, conhecido pelo característico amargor. Apesar de ser servido quente, é preciso tomar cuidado para a água não ferver, pois isso irá queimar a erva, deixando-a mais amarga.
PublicidadeA cuia pode ser de porongo ou aço inoxidável e existem muitas marcas de erva-mate de qualidade no mercado.
Hoje, 24/4, é Dia do Chimarrão, vamos conhecer mais sobre ele?
De onde o chimarrão surgiu?
Segundo o Sindicato de Indústria do Mate no Estado do Paraná, o chimarrão é uma herança dos índios guaranis que habitavam o território do que são hoje o Paraguai e o estado do Paraná. A bebida foi difundida pelos padres jesuítas, no tempo das Reduções.
O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI e era chamada de "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guairá. A partir do século XVII, eles passaram a incentivar o consumo visando afastar as pessoas do álcool.
Publicidade