jogar na roleta de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Os pelos do corpo humano servem para proteger o organismo do frio, calor, da radiação solar, de infecções, entre outros agentes externos. Porém, para muitas pessoas, eles podem representar complicações, como é o caso da foliculite.
A doença atinge os folículos pilosos, que são estruturas na pele onde surgem e crescem os pelos. Ocorre uma infecção causada por bactérias e fungos, mas há casosjogar na roletaque ela pode estar relacionada a vírus e até mesmo a pelos encravados
PublicidadeTipos de foliculite
Existem vários tipos de foliculite, incluindo a bacteriana, por pseudomonas, por herpes simplex e foliculite por malassezia. Elas atingem regiões como o couro cabeludo, barba, pescoço,axilas, nádegas e pernas. Os casos mais graves podem levar à perda definitiva dos pelos e gerar cicatrizes permanentes na pele.
Como prevenir a condição?
De acordo com o dermatologista Jader Freire Sobral Filho, que é professor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), para prevenir a foliculite, é importante manter a pele limpa e seca e evitar a depilação excessiva ou agressiva a pele.
"O suor pode contribuir para o aparecimento da foliculite, especialmente se a pele estiver úmida e quente por períodos prolongados. Outros fatores que podem contribuir com a infecção incluem temperaturas quentes e úmidas, roupas apertadas e abrasivas, além de produtos de cuidados com a pele que obstruem os folículos", explica.
Como funciona o tratamento?
O tratamento da foliculite varia conforme a causa, tipo e gravidade das lesões. Ou seja, pode incluir desde medicamentos orais, como antibióticos, até cremes tópicos contendo antibióticos, antifúngicos ou corticosteroides.
Publicidade