mac allister fifa 23-Veja como os hormônios podem interferir no seu peso

mac allister fifa 23

Entenda a relação entre o sistema endócrino e a manutenção do peso corporal
12 abr 2023 - 13h00
(atualizado às 16h55)
Os hormônios interferem diretamente na manutenção do peso corporal
Os hormônios interferem diretamente na manutenção do peso corporal
Foto: Dean Drobot | Shutterstock / Portal EdiCase

mac allister fifa 23 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O sistema endócrino, sistema complexo e extremamente importante para o corpo humano, é responsável pelo funcionamento de glândulas e do controle de emissão de hormônios no organismo. Quanto à atuação dos hormônios, esta é praticamente sobre todos os sistemas e os aparelhos do organismo. Os principais órgãos do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, os testículos e os ovários.

Hormônios ligados ao peso

Existem alguns hormônios que influenciam diretamente a manutenção do peso corporal. De acordo com os médicos endocrinologistas Dra. Eliane Naomi e Prof. Dr. Danilo Höfling, são muitos os hormônios e as substâncias envolvidos com a manutenção de peso corpóreo.

Publicidade

"Como exemplo, pode-se citar a participação de dois hormônios: a leptina e a insulina. A leptina e a insulina são hormônios secretadosmac allister fifa 23quantidades proporcionais à massa adiposa e atuam perifericamente, estimulando o catabolismo, e sobre o sistema nervoso central, interagindo com receptores no hipotálamo, favorecendo a saciedade", explicam os endocrinologistas.

Segundo os médicos, pacientes obesos podem apresentar altos níveis desses hormônios por terem resistência àmac allister fifa 23ação. Outro exemplo citado pelos profissionais é o da grelina sérica, cujos níveis podem induzir ao aumento da ingestão alimentar.

Doenças no sistema endócrino

Algumas doenças no sistema endócrino podem resultar no aumento de peso. Por isso, é sempre recomendado consultar um médico para saber o que está influenciando isso. "Doenças hipotalâmicas, adrenais, tireoidianas, gonadais e pancreáticas podem causar aumento de peso. Um dos principais exemplos é o de pacientes que apresentam hipotireoidismo, estado no qual a quantidade de hormônios produzidos pela glândula tireoide é menor do aquela de que o organismo necessita", explica o Prof. Dr. Danilo Höfling.

De acordo com o endocrinologista, "uma vez que os hormônios tireoidianos estimulam o metabolismo basal e o consumo de oxigênio, amac allister fifa 23falta pode contribuir para o ganho de peso de pacientes com essa doença". Entretanto, segundo ele, isso ocorre apenas quando os pacientes não estão sendo tratados com a reposição de hormônios tireoidianos.

Publicidade
Diabetes e hipertireoidismo podem causar perda de peso
Foto: Elena Abrazhevich | Shutterstock / Portal EdiCase

Doenças que causam perda de peso

Outras doenças endocrinológicas podem gerar perda de peso. Estas, segundo o Prof. Dr. Danilo Höfling, geralmente causam perda de massa magra, ou seja, água e músculo, além da perda de gordura. "As principais doenças endocrinológicas que causam perda de peso são o diabetes mellitus tipo I, que utiliza dose insuficiente ou descontinua a insulina; o hipertireoidismo, que é o aumento dos hormônios tireoidianos e a insuficiência adrenal, carência de hormônios da glândula suprarrenal", esclarecem os endocrinologistas. Em todos os casos, é sempre importante buscar orientação médica para tratamento e manutenção do peso.


Fontes de referência

  1. aposta blaze crash
  2. cassino com saque pix
  3. bonus de aposta sportingbet

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se