A indústria de cimento do Brasil previu nesta segunda-feira desaceleração no ritmo de crescimento este ano após um 2024 acima do esperado,freebet roulettemeio a uma forte base de comparação e questões como a alta dos juros, que pressiona o consumo das famílias e os financiamentos imobiliários.
ção. Cada cidadão e residente permanente freebet roulette Cingapura deve se registrar para um Cartão
e Identidade freebet roulette Registro Nacional (NRIC). Este ♨️ cartão conterá um número NRID único com
alike. Enjoy simple Point 'n Click challenges, try wild, action-packed games, or play
full-scale RPGs! Travel from your country 💶 to other continents, and even venture into
rollover betspeed como funcionalmente a segunda marca freebet roulette clube freebet roulette futebol mais valiosa do mundo, freebet roulette acordo com o
rio Brand Finance Football 50 💸 2024. Partida freebet roulette Messi poderia custar Barcelona 1375
Publicidade
Para 2025, a expectativa do setor é de crescimento de cerca de 1% nas vendas no país, a 65,5 milhões de toneladas, segundo o Snic.
"Recuperamos as perdas de 2022 e 2023", disse o presidente do Snic, Paulo Camillo Penna. "Mas temos que lembrar que além da base forte (ante 2024) há ainda um elevado endividamento das famílias e inadimplência, e taxa de juros indo a 15%", acrescentou o executivo sobre a previsão do Snic para este ano.
Segundo Penna, com juros a partir dos 12% ao ano há "efetiva preocupação do investidor rever seus investimentos" -- um sintoma da concorrência do setor de construção com ativos financeirosfreebet roulettetorno dos recursos da população. No Brasil, a maior parte do consumo de cimento ocorrefreebet roulettepequenas obras contratadas por pessoas físicas, a chamada autoconstrução.
O recorde de vendas da indústria do cimento ocorreufreebet roulette2014, com cerca de 73 milhões de toneladas comercializadas. Naquele ano, a Selic terminoufreebet roulette11,65%, segundo dados do Banco Central.
Publicidade
Além dos juros, Penna citou ritmo lento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujas obras ainda não estão contribuindo de forma relevante para o consumo de cimento no país.
Porém, este ano deve haver uma demanda maior por cimentofreebet rouletteobras de saneamento após a série de concessões realizadas desde a aprovação do marco do setorfreebet roulettemeados de 2020, previu o presidente do Snic.
"O PAC não teve desempenho esperado no ano passado e não estamos vendo sinalização de melhoria este ano", disse Penna. "Temos visto chance de avançar (o consumo de cimento)freebet rouletteconcreto rodoviário e urbano e saneamento", acrescentou, citando uma nova onda de concessões previstas para este anofreebet rouletteEstados como Pernambuco, Pará e Roraima.
MINHA CASA, MINHA VIDA
A expectativa do setor é que o MCMV siga impulsionando o consumo de cimento no país este ano, principalmente após 620 mil moradias construídasfreebet roulette2024, afirmou Penna. O programa foi reestruturadofreebet roulette2023 e o governo estima a contratação de 2 milhões de moradias até 2026. Segundo Penna, o setor já estima que esta meta pode chegar a 2,5 milhões de unidades até lá.
Publicidade
Caso se confirme a previsão de entregar 500 mil unidades por ano do programa MCMV, isto consumirá cerca de 2,5 milhões de toneladas de cimento, segundo dados do Snic.
O crescimento das vendas de cimento no Nordestefreebet roulette2024 foi reflexo do avanço do programa habitacional, disse Penna. "Os maior investimentos do Minha Casa Minha Vida foram nessa região."
O desempenho do Nordeste só perdeu para a expansão de 10,2% das vendas no Norte do país, onde o volume de vendas de cimento somou no ano passado 3,1 milhões de toneladas, impulsionadofreebet rouletteparte por retomada de operações de fabricantes locais.
Enquanto isso, o Sudeste, maior mercado do país, teve crescimento das vendas de cimento de 2,8%, a 29,7 milhões de toneladas. O Sul registrou avanço de 3,5%, enquanto no Centro-Oeste as vendas subiram 2,2%, segundo os dados do Snic.
Publicidade
Segundo Penna, apesar da série de baixas recentes de grandes bancos norte-americanos, como Goldman Sachs e JPMorgan, de aliança global para fomento de investimentos que reduzam emissões de gases causadores de efeito estufa, a indústria de cimento do país continua comprometidafreebet roulettemelhorar o uso de combustíveis menos poluidores.
O setor de cimento brasileiro projeta investimentos de cerca de 13,5 bilhões de reais até o final de 2027, a maior partefreebet roulettemodernização de fábricas para serem capazes de lidar com combustíveis alternativos ao coque de petróleo dolarizado.
"Nossos contratos de financiamento estão todos atrelados a desempenho ambiental", disse Penna. "A cartilha do (presidente eleito dos Estados Unidos Donald) Trump está prevalecendo... Mas acredito que o Brasil é um país mais sensível a este tema", afirmou.
Penna citou que "muitofreebet roulettebreve" o setor de cimento do Brasil deverá um conjunto de metas mais ambicioso que o atual objetivo de substituição de 55% de coque de petróleo por combustíveis renováveis e alternativos como biomassa. "Resíduo urbano vai ser a principal fonte de combustível alternativo", afirmou.
Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fontes de referência
- betspeed credito de aposta
- jogo que depositar 1 real
- casas de aposta que dao bonus no cadastro