xbeting de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O café é uma bebida muito consumidaxbetingvários locais do mundo. Inclusive, aqui no Brasil tem muita gente que não acorda de verdade enquanto não beber uma xícara, não é mesmo? A bebida é tão amada que tem um dia só para ela - afinal, hoje (14) é comemorado o Dia Mundial do Café!
Porém, infelizmente, é verdade sim o que dizem por aí: o café pode fazer mal para os dentes e causar manchas neles. Por isso, conversamos um pouco com a cirurgiã-dentista Katia Blume para entender melhor o porquê disso e se é necessário cortar essa bebida da nossa dieta.
PublicidadeSegundo ela, o café tem o pH mais baixo que o da boca, sendo bastante ácido, e é justamente isso que traz problemas. "Essa acidez acaba agredindo o esmalte do dente provocando desmineralização e tornando o mesmo mais poroso. Esse processo facilita que o pigmento escuro do café se instale no esmalte, causando manchas nos dentes", explica a especialista.
Além disso, Katia comenta que o desgaste do esmalte deixa a dentina mais aparente. Isso acaba dando aos dentes aquele tom amarelado que a gente tanto tenta evitar.
É claro que o café não pode ser 100% culpado pelos problemas para os dentes, até porque existem outras bebidas que também podem causar danos parecidos. De acordo com Katia, outras bebidas escuras (o vinho, por exemplo) também podem manchar os dentes, e o álcool, porxbetingacidez, ainda vai enfraquecer o esmalte do dente.
Dieta sem café?
Apesar dos danos que o café pode trazer para os dentes, não é preciso se desesperar caso você seja daquelas pessoas que não aguentam ficar sem aquela xicarazinha de café de manhã ou à tarde. Isso porque não é necessário cortar a bebida completamente da dieta, somente tomar certos cuidados.
Publicidade