jogar caça niqueis de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Para cada 10 pets, quatro apresentam algum quadro de ansiedade, depressão ou autoflagelação. Essa é a média relatada por Cleber Santos, especialistajogar caça niqueiscomportamento animal e CEO da Comport Pet.
Principalmente após o fim da pandemia e o retorno gradual ao trabalho presencial, observou-se um aumento drástico nos casos crônicos de depressão e autoflagelo nos animais. O especialista destaca que muitos cães estão enfrentando transtornos mentais devido à abrupta interrupção do vínculo afetivo formado durante o período de confinamento. "Assim como para as crianças, é preciso um cuidado especial para tratar essa história, de preferência, com estratégias orientadas para essa transição", explica Santos.
PublicidadeDody Martins, dona de Mickey, um Lhasa Apso, notou mudanças no comportamento do seu pet após retornar ao trabalho. “Mickey não comia, bebia pouco, coçava-se e mordia a noite toda. O veterinário indicou um creme para dermatite, mas os sintomas persistiram. Percebi que poderia ser um problema emocional, algo desconhecido por mim até então”, conta Dody, que procurou a ajuda do especialistajogar caça niqueiscomportamento para aderir alguns novos “rituais” que acalmassem seu cão.
Tristeza x Depressão x Autoflagelo
O agravamento da ansiedade para um quadro depressivo é comum, pois os sinais de socorro nem sempre são percebidos. Mudanças de comportamento, como desobediência, agressividade ou agitação, podem ser interpretadas pelos donos como formas de "chamar a atenção". Santos destaca a importância de diferenciar a tristeza da depressão nos pets. “Sintomas depressivos incluem falta de apetite, apatia, inatividade, pouca afetividade, sono excessivo e falta de vontade de brincar. O autoflagelo, resultado da ansiedade, manifesta-se por comportamentos autodestrutivos como morder ou lamber excessivamente, podendo levar a machucados”, explica.
Nos casos de depressão e autoflagelo, é recomendado buscar ajuda profissional de um especialistajogar caça niqueisetologia, zoopsiquiatria ou medicina veterinária comportamental. Terapias complementares como musicoterapia, cromoterapia, acupuntura, florais, cannabis, entre outras, podem promover bem-estar físico e psíquico nos animais, reduzindo os efeitos colaterais de medicamentos convencionais.
Conheça mais essas terapias
Musicoterapia e Cromoterapia: Cleber Santos foi o precursor da musicoterapia para cães no Brasil. Trazendo a especialização após um período de estudos no Canadá, o especialista inseriu na rotina dajogar caça niqueiscreche animal as sessões de musicoterapia com cromoterapia. Em suas sessões diárias, reproduz sons de piano, sax e violino, proporcionando relaxamento e concentração aos animais. A cromoterapia, utilizando luzes coloridas, complementa o processo, promovendo um ambiente propício ao equilíbrio mental. Resultados visíveis incluem a redução do estresse e a integração harmoniosa entre animais.
Publicidade