www brabet com-Quais alimentos evitar e quais consumir se você tem ou teve dengue

www brabet com

Dengue e alimentos com salicilatos: O que você deve saber para se proteger
16 mai 2024 - 06h15
Resumo
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Para um tratamento eficaz, alimentos ricoswww brabet comvitamina C, vitamina D, ômega-3, zinco e vitamina K devem ser consumidos, além de proteínas magras e grãos integrais. A hidratação também deve ser mantida com ingestão de líquidos e fontes de eletrólitos.
Foto: São Camilo / Reprodução

www brabet com de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, com maior incidência no verão. Nos casos mais leves, os sintomas são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, letargia e erupções cutâneas. Já nos quadros mais graves, os sinais incluem dor abdominal intensa, vômitos persistentes, perda de sensibilidade e movimentos e sangramento de mucosas.

O ácido acetilsalicílico (presente na aspirina e AAS) e seus derivados, os salicilatos encontradoswww brabet comalguns alimentos, não devem ser consumidos, pois aumentam a permeabilidade vascular, o que pode ser agravado pela dengue, aumentando o risco de hemorragia.

Publicidade

 A diferença entre os salicilatos encontrados nos alimentos e nos medicamentos está na quantidade dessa substância, que é muito menor nos alimentos do que nos medicamentos. De qualquer forma, o ideal é evitar a ingestão desses alimentos tantowww brabet comquadros leves quanto graves de dengue, a fim de diminuir o risco de sangramento e agravamento da doença.

Esses alimentos incluem: Damasco, cereja, melão, pêssego, maçã, ameixa fresca, uva, amêndoa, nozes, amora, batata, limão, morango, pepino, curry, páprica, pimenta (principalmente caiena), tangerina, tomate, alho, cebola e gengibre. 

O que é importante consumir?

A alimentação deve ser fracionada, leve, nutritiva e de fácil digestão para ajudar no restabelecimento da saúde e no fortalecimento do sistema imunológico. Aqui estão algumas sugestões:

Frutas: Opte por frutas ricaswww brabet comvitamina C, como laranja, acerola, kiwi, mamão, brócolis e pimentões. A vitamina C fortalece o sistema imunológico ao promover a produção de células brancas do sangue, essenciais na defesa contra patógenos, como o vírus da dengue. Além disso, suas propriedades antioxidantes reduzem o risco de estresse oxidativo.

Publicidade

Alimentos ricoswww brabet comvitamina D: Presentewww brabet comalimentos como gema de ovo, salmão, atum, tilápia, cogumelos, sardinha, bife de fígado, ostras, leite e através da exposição ao sol, a vitamina D acelera a recuperação do organismo após infecções agudas.

Alimentos anti-inflamatórios: Salmão, atum, sardinha e linhaça são ricoswww brabet comômega-3, enquanto frango, feijão, arroz, lentilha, grão-de-bico, gema de ovo, espinafre, amêndoas, castanha-de-caju e amendoim são fontes de zinco. Tanto o ômega-3 quanto o zinco são excelentes agentes anti-inflamatórios, auxiliando no combate às inflamações causadas por infecções virais.

Alimentos coagulantes (vitamina K): Os alimentos mais ricoswww brabet comvitamina K incluem óleos vegetais e folhas verdes escuras, como brócolis, couve de Bruxelas, repolho roxo, repolho verde, espinafre e agrião. Esses alimentos são importanteswww brabet comcasos mais graves de dengue, uma vez que estimulam a coagulação sanguínea.

Proteínas magras:  Opções como peito de frango sem pele, carnes bovinas magras e peixes são fontes de ferro e vitamina B12. Como a dengue reduz a quantidade de plaquetas no sangue, é fundamental consumir alimentos que forneçam boas quantidades desses nutrientes para evitar anemia e ajudar a restabelecer o sistema imunológico.

Publicidade

Grãos integrais: Prefira alimentos integrais, como arroz integral, quinoa, chia, feijões de todos os tipos (preto, carioca, fradinho), grão-de-bico, lentilha, ervilha, aveia, pão e massas integrais, que fornecem energia de forma gradual e contêm fibras prebióticas que ajudam na saúde intestinal.

Alimentos probióticos: Consuma alimentos ricoswww brabet comprobióticos, como iogurte natural, kefir e chucrute, que ajudam a equilibrar a flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico.

Hidratação: Recomenda-sewww brabet commédia de 60ml de líquido por quilo de peso corporal nos primeiros 5 dias. A ingestão deve ser fracionadawww brabet compequenos volumes ao longo do dia. Podem ser utilizados frutas com alto teor de água como melancia, melão e abacaxi, água de coco (ricawww brabet comeletrólitos e minerais) e reposição com soluções isotônicas, como Gatorade e Pedialyte. Estas são excelentes opções para manter a hidratação durante a recuperação da doença, evitando a desidratação causada pela febre alta e vômitos.

(*) Adriana Stavro é nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo. 

Homework

Fontes de referência

  1. cassino 365bet
  2. grupo gratis aposta esportiva
  3. site de porcentagem de caça níqueis

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se